Blogueiro Afiliados

Como criar um blog de afiliados? Por muito tempo, eu enxerguei os blogs apenas como canais pessoais para compartilhar interesses, falar sobre viagens e o dia a dia e fazer conexões na internet.

Até entrar na área de marketing de conteúdo. Aí um mundo de novas possibilidades se abriu diante de mim.

A verdade é que os blogs mudaram muito nos últimos anos. Hoje eles são muito mais do que um hobby. É possível ganhar dinheiro com blog, embora os meios não pareçam muito claros para quem vê de fora.

Uma das principais maneiras de ganhar dinheiro é criar um blog de afiliados, direcionando as habilidades de escrita para promoções que podem ser muito lucrativas.

Como aderir ao marketing de afiliados?

No marketing de afiliados, você (o afiliado) pode ganhar comissões ao recomendar produtos ou serviços aos leitores do seu blog.

Simplificando, estas são as 5 principais etapas para iniciar no marketing de afiliados:

  • Encontre um produto ou serviço que você deseja promover (por exemplo: um livro ou um estabelecimento de hospedagem);
  • Pesquise o Programa de Afiliados do produto ou serviço (Amazon ou Airbnb, por exemplo);
  • Preencha o cadastro e inscreva-se no Programa de Afiliados;
  • Você recebe um link especial para o produto ou serviço que permite ao programa rastrear as pessoas que clicaram nele;
  • Se alguém comprar o produto ou serviço, você recebe uma comissão pela venda.

Passo a passo para criar um blog de afiliados

1 – Escolha um nicho

Aqui a dica é a seguinte: restrinja seu nicho para um tipo de produto ou serviço seja interessante para você escrever a respeito, mas que também tenha boas oportunidades para marketing de afiliados.

Nesta etapa você precisa conduzir pesquisas e descobrir quantos concorrentes existem no campo que você escolheu e quais campanhas de afiliados estão disponíveis. Quanto menos concorrência, melhor.

Você também pode expandir seu nicho escolhendo vários tópicos que se relacionam. Por exemplo: produtos de maquiagem e cabelo, viagens e hospedagem, entre outros.

2 – Identifique seu público-alvo

Depois de escolher o seu nicho, é hora de esclarecer quem é o seu público-alvo.

Uma boa dica é seguir redes sociais das marcas que você deseja obter comissões como afiliados e observar quem são seus clientes.

3 – Escolha a plataforma para criar o blog de afiliados

Existem várias plataformas para criação de blog. WordPress é a maior de todas atualmente e possui recursos muito completos.

Se você quer saber mais, veja aqui o que é o WordPress e por que ele se tornou a melhor plataforma para sites e blogs.

4 – Pense na otimização para buscadores

SEO é essencial para ter um blog de afiliados de sucesso. As estratégias de otimização vão ajudá-lo a atrair mais tráfego no blog e aumentar seus ganhos.

Veja algumas ferramentas que nós usamos aqui na Mateada para trabalhar a otimização de blogposts:

  • Ubersuggest: falamos sobre os benefícios desta ferramenta gratuita de palavras-chave no conteúdo do link acima; confira!
  • SEMrush: fornece dados sobre o tráfego do site, backlinks, posições de palavras-chave, ideias de conteúdo otimizado para motores de busca etc.
  • Moz: verifica sua pontuação de classificação (autoridade de links e a importância do seu site em relação aos outros). A classificação Moz para cada site depende do número de backlinks, do seu valor e da autoridade do domínio.
  • Google Trends: ferramenta usada para verificar o nível de interesse de uma palavra-chave e descobrir quais palavras-chave estão se tornando mais populares.

5 – Crie bons conteúdos

Para ganhar dinheiro com blog de afiliados, você precisa entregar conteúdo de valor para seus leitores. Quanto mais eles lerem suas postagens, maiores as chances de seguirem seus links de afiliados.

Lembre-se que é preciso ser sincero sobre os produtos ou serviços para conquistar a confiança do público. Por isso é essencial saber bastante sobre o que você está promovendo. Se você tiver a oportunidade, experimente você mesmo.

Considerações finais

Aqui vão minhas dicas finais para você lembrar na hora de inserir os links de afiliados em seus conteúdos:

  • Faça as palavras e frases serem “clicáveis” colocando textos-âncora.
  • Não use muitos links: menos é mais;
  • Deixe os links mais visíveis usando fontes em negrito;
  • Deixe os links mais “bonitinhos” e organizados usando encurtadores de link como Google Shortener, Bitly, etc.

Viu só? Qualquer pessoa pode começar a ganhar dinheiro ao criar um blog de afiliados, mesmo com pouco conhecimento em criação de sites.

O blog consegue ser útil em quase todos os nichos de mercado, adaptando-se a estratégias e metas diferentes.

Lembrando que o marketing de afiliados é somente uma entre várias possibilidades. O artigo mais recente no blog da Mateada explica outras 6 maneiras de como ganhar dinheiro com blog.

Corre lá para conferir! Até mais! 🙂

1 comentário
  1. Adorei esse guia sobre como criar um blog de afiliados! As dicas e informações fornecidas são claras e fáceis de entender. A abordagem passo a passo é extremamente útil e a confiança necessária para quem deseja iniciar seu próprio blog de afiliado. Parabéns ao autor por compartilhar esse conhecimento valioso conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso