Como conquistar um cliente: 5 dicas valiosas!

Quem lida com pessoas o dia inteiro pode dizer que isso não é uma tarefa fácil. Durante o trabalho, você pode encontrar todo o tipo de cliente: amigável, mal humorado, decidido ou cheio de dúvidas.

O importante é garantir que, para todos eles, você esteja sendo atencioso e prestativo. Essas são as principais características de um bom atendimento ao público.
Mas como garantir esse bom atendimento? Essa parte pode não ser fácil, mas é fundamental: você deve priorizar o cliente e o bem estar dele. Confira algumas dicas para melhorar o seu relacionamento com o público e, é claro, fechar cada vez mais negócios.

1. Ponha-se no lugar do outro

Já dizia o velho ditado: não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você. Para se dar bem com o público, siga essa regra e atenda como você desejaria que lhe atendessem. Seja sempre simpático e cordial com seus possíveis clientes e esclareça todas as suas dúvidas.

Outra conselho é não ser insistente: se a pessoa ainda não está certa sobre seu produto ou serviço, dê a ela um tempo para pensar. Caso contrário, você ficará com uma péssima imagem: afinal, ninguém gosta de ser pressionado!

2. Surpreenda

Quem não gosta de ser surpreendido positivamente? Fazer com que as pessoas pensem “uau” a cada interação é um fator importantíssimo para que elas passem a gostar de sua marca.

Busque proporcionar boas experiências ao público, para que eles não esqueçam de você. Uma boa estratégia é oferecer cartões de agradecimento, brindes, descontos ou cobrir o preço da sua concorrência. Essas atitudes não são tomadas por muitos, e são essenciais para quem quer demonstrar flexibilidade, interesse e atenção ao cliente.

3. Mostre o papel da sua empresa

Mostrar o trabalho da organização, seu papel para a sociedade e o que você faz dentro dela são, acima de tudo, um sinal de que você respeita seu cliente. A transparência é fundamental para quem quer atender bem o consumidor.

Além disso, em caso de problemas, ele saberá exatamente qual área cometeu erros e conseguirá resolvê-los com mais facilidade. Se sua empresa ou organização tem um site, por exemplo, uma boa saída é publicar sua política de atendimento nele. Assim, qualquer cliente saberá o que deve esperar ao entrar em contato.

4. Admita os erros

Ser sincero e admitir erros é fundamental: afinal, não existe empresa perfeita. Os problemas são uma realidade no dia a dia da maioria das organizações, e o essencial é saber que não se deve esconder nada de seus clientes.

Nada de pedidos de desculpa genéricos: para mostrar que você se importa, diga o que você está fazendo para resolver o problema ocorrido. Além de ser um diferencial, saber corrigir erros com rapidez é extremamente necessário no mercado atual, principalmente para quem atende o público.

5. Priorize o cliente sempre

Um bom serviço deve ser a primeira dentre suas prioridades. Educação, respeito e interesse são características essenciais. Se você quer inovar nessa área, um excelente método é o uso das redes sociais.

Responder dúvidas, críticas e sugestões do público em sites como Twitter e Facebook tem se tornado cada vez mais importante, já que esses sites tem um enorme poder em formar opiniões. Mas antes disso, aprenda a linguagem digital e saiba o que é interessante ou não para seu cliente, para oferecer um atendimento personalizado digitalmente.

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