Quem lida com pessoas o dia inteiro pode dizer que isso não é uma tarefa fácil. Durante o trabalho, você pode encontrar todo o tipo de cliente: amigável, mal humorado, decidido ou cheio de dúvidas.
Sumário
O importante é garantir que, para todos eles, você esteja sendo atencioso e prestativo. Essas são as principais características de um bom atendimento ao público.
Mas como garantir esse bom atendimento? Essa parte pode não ser fácil, mas é fundamental: você deve priorizar o cliente e o bem estar dele. Confira algumas dicas para melhorar o seu relacionamento com o público e, é claro, fechar cada vez mais negócios.
1. Ponha-se no lugar do outro
Já dizia o velho ditado: não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você. Para se dar bem com o público, siga essa regra e atenda como você desejaria que lhe atendessem. Seja sempre simpático e cordial com seus possíveis clientes e esclareça todas as suas dúvidas.
Outra conselho é não ser insistente: se a pessoa ainda não está certa sobre seu produto ou serviço, dê a ela um tempo para pensar. Caso contrário, você ficará com uma péssima imagem: afinal, ninguém gosta de ser pressionado!
2. Surpreenda
Quem não gosta de ser surpreendido positivamente? Fazer com que as pessoas pensem “uau” a cada interação é um fator importantíssimo para que elas passem a gostar de sua marca.
Busque proporcionar boas experiências ao público, para que eles não esqueçam de você. Uma boa estratégia é oferecer cartões de agradecimento, brindes, descontos ou cobrir o preço da sua concorrência. Essas atitudes não são tomadas por muitos, e são essenciais para quem quer demonstrar flexibilidade, interesse e atenção ao cliente.
3. Mostre o papel da sua empresa
Mostrar o trabalho da organização, seu papel para a sociedade e o que você faz dentro dela são, acima de tudo, um sinal de que você respeita seu cliente. A transparência é fundamental para quem quer atender bem o consumidor.
Além disso, em caso de problemas, ele saberá exatamente qual área cometeu erros e conseguirá resolvê-los com mais facilidade. Se sua empresa ou organização tem um site, por exemplo, uma boa saída é publicar sua política de atendimento nele. Assim, qualquer cliente saberá o que deve esperar ao entrar em contato.
4. Admita os erros
Ser sincero e admitir erros é fundamental: afinal, não existe empresa perfeita. Os problemas são uma realidade no dia a dia da maioria das organizações, e o essencial é saber que não se deve esconder nada de seus clientes.
Nada de pedidos de desculpa genéricos: para mostrar que você se importa, diga o que você está fazendo para resolver o problema ocorrido. Além de ser um diferencial, saber corrigir erros com rapidez é extremamente necessário no mercado atual, principalmente para quem atende o público.
5. Priorize o cliente sempre
Um bom serviço deve ser a primeira dentre suas prioridades. Educação, respeito e interesse são características essenciais. Se você quer inovar nessa área, um excelente método é o uso das redes sociais.
Responder dúvidas, críticas e sugestões do público em sites como Twitter e Facebook tem se tornado cada vez mais importante, já que esses sites tem um enorme poder em formar opiniões. Mas antes disso, aprenda a linguagem digital e saiba o que é interessante ou não para seu cliente, para oferecer um atendimento personalizado digitalmente.

Sou uma pessoa curiosa. Já me aventurei em agências de marketing digital como redatora, analista e, então, líder de equipe de conteúdo. Hoje, tenho minha própria consultoria de conteúdo e SEO para e-commerces.