Iniciar um blog hoje em dia ficou fácil com plataformas como o WordPress. No entanto, uma vez criado, o próximo grande desafio é como aumentar o tráfego no blog.

Se passa por este dilema, não se preocupe: você não precisa ser um guru do marketing para promover seu blog. Você pode aumentar facilmente o tráfego do seu blog para obter mais visitantes colocando em prática algumas dicas.

Neste artigo, vou compartilhar três passos simples que você pode começar agora para atrair mais visitas para seus conteúdos e elevar seu blog a outro nível. Vamos lá? 🙂

1) Antes de tudo, seja estratégico com seu conteúdo

Se você deseja aumentar o tráfego do blog, a primeira coisa a fazer é simplesmente criar um conteúdo melhor. Você provavelmente já ouviu a máxima de que “conteúdo é rei”, certo?

Certo. Mas o que você precisa ter em mente é que criar “conteúdo melhor” não quer dizer apenas escrever conteúdo de qualidade. Também significa ser mais estratégico com seus esforços de marketing de conteúdo.

Conteúdo bem-sucedido é aquele que atende a uma necessidade específica. Portanto, trace o perfil do seu público e entende do que ele gosta.

Atualmente, conteúdo estratégico quase sempre se enquadra em uma dessas duas categorias: legal e engraçado ou útil e educacional. Escolha uma das opções e provavelmente você estará começando bem.

Se você precisar de ideias iniciais, consulte ferramentas como o Answer the Public e veja quais perguntas estão sendo feitas relacionadas ao assunto do seu setor.

Além disso, aposte sempre que puder em conteúdo evergreen. Trata-se de um tipo de conteúdo perene, ou seja, que não se torna irrelevante com o passar do tempo. Seu período de “vida útil” é maior.

Por exemplo, um post sobre as indicações ao Oscar se torna inútil em poucos meses. Já um post sobre os melhores clássicos do cinema continuará sendo relevante ao longo dos anos, tornando-se “sempre verde”.

2) Para obter mais resultados, crie links efetivos

Backlinks são um dos muitos fatores de classificação que o Google leva em consideração ao decidir a posição do seu blog no mecanismo de pesquisa.

Embora não seja mais um dos três principais fatores de classificação, ele ainda contribui bastante para sua classificação geral.

Mas o que a maioria dos blogueiros iniciantes não entende é que é preciso obter links naturalmente. Ou seja, eles precisam estar inseridos no conteúdo de acordo com o contexto.

Existem outros fatores a serem considerados para contribuir na otimização do seu blog, como aumentar a velocidade do site e garantir que suas páginas funcionem bem no celular. Mas comece pelo básico entendendo como fazer a construção de links para SEO.

3) Crie uma newsletter para mostrar suas melhores postagens do blog

A promoção precisa ser uma grande parte da sua estratégia de conteúdo para que suas postagens no blog, conquistadas com muito esforço, direcionem o tráfego que você tanto deseja.

Uma maneira rápida e fácil de começar a direcionar mais tráfego para o seu blog é começar a coletar e-mails para criar uma Newsletter.

Depois de capturar esses contatos, você pode enviar e-mails semanais ou mensais com suas melhores postagens, trazendo visitantes já familiares de volta ao seu site.

Como esses usuários já estão confortáveis ​​com o seu blog, é provável que eles possam explorar um pouco mais na próxima visita. Quem sabe o que eles encontrarão?

Para fazer isso não tem muito mistério! Escolha o formato mais adequado para seu negócio e público-alvo e entenda como usar conteúdo de blog para newsletter para potencializar o alcance do seu conteúdo.

Conclusão

É claro que, para continuar a melhorar os resultados, é preciso começar a incorporar outras estratégias de conteúdo e atração de tráfego que podem complexificar um pouco o trabalho.

Porém, se você ainda é iniciante na jornada de criação de conteúdo para blog como estratégia de conversão, estas três dicas com certeza vão ajudar a aumentar o tráfego no blog e dar um novo fôlego para seu negócio.

Bom trabalho, e até a próxima!