Ter um blog corporativo traz muitos benefícios à empresa, como credibilidade, engajamento do público-alvo e o melhor: pode ser feito por qualquer tipo de marca. Aí você vai dizer que tudo bem, traz muitas vantagens, mas como criar um blog passo a passo?

Calma, nós vamos ajudar! A criação é um processo fácil, sem muitos mistérios. Mas é lógico que, como qualquer coisa na vida, mantê-lo requer esforço e dedicação para que se tenha os resultados esperados. Para ter autoridade e confiança do público, é importante tomar cuidado com algumas escolhas e não começar de qualquer forma.

E aí, quer saber como criar um blog passo a passo? Então você acessou o conteúdo certo. Vamos fazer um checklist com tudo o que precisa ser visto antes da criação, o que envolve a escolha do assunto, a definição da plataforma e até mesmo o design. Ficou curioso? Vem com a gente!

Escolha o assunto

Esse é o ponto de partida: qual vai ser o tema do seu blog corporativo? Escolha o conteúdo de cada publicação e trate de assuntos que você e a sua equipe dominam. Vale até investir em cursos para melhorar a escrita ou consultar plataformas que trabalhem com produção textual. Tudo que facilitar o seu objetivo é válido. É importante também usar ferramentas para saber a relevância das suas palavras-chaves, como:

  • planejador de palavras-chave do Google;
  • Ubersuggest;
  • Keyword Tool;
  • SEMrush.

Defina a plataforma

O jeito mais fácil e prático de criar e gerenciar um blog é com um gerenciador de conteúdo. Esse nome pode até não ser familiar para você, mas estamos falando de plataformas como o famoso WordPress.

Antes da escolha, é importante pesquisar sobre todos os recursos que cada uma oferece. Valorize aquelas que são amigáveis ao SEO, verifique as opções de layout, interface e até mesmo os recursos adicionais para constantes melhorias das páginas do seu blog.

Selecione o domínio

Antes de criar o blog, é essencial fazer um planejamento e incluir o valor de compra de um domínio próprio. Ele é um fator que vai influenciar na sua autoridade e na segurança da sua página. Por isso, vale muito a pena o investimento.

Os domínios gratuitos podem não passar confiança para os visitantes. Além disso, com um domínio próprio, você não vai precisar ter a preocupação de perder o endereço do blog para outra empresa que queira escrever sobre o mesmo assunto.

Instale os plugins

Esse é também um fator importante para saber como criar um blog passo a passo. Mas calma, antes de sair instalando tudo o que você vê pela frente, pense que, quanto mais coisas a página tiver, mais tempo ela vai demorar a carregar.

É claro que isso vai prejudicar a experiência do usuário e, em consequência, o seu ranqueamento nos sites de buscas. E uma dica: não existe uma lista absolutamente correta do melhor ou pior plugin. Isso vai depender muito do seu objetivo, portanto, pesquise!

Pense no design

Você pode pensar que esse é um fator meio bobo nesse checklist de como criar um blog passo a passo, mas não se engane. O lado visual é muito importante, principalmente para que a experiência do cliente, que vai consumir o seu conteúdo, seja boa ao acessá-lo.

Existem muitos templates otimizados para todo tipo de uso, sejam eles pagos ou gratuitos. Alguns bons lugares para buscar são o Theme Forest, Elegant Themes e a galeria do WordPress. O processo para escolher não é complicado! Seu principal desafio é adequar o tema ao uso.

E aí, o checklist de como criar um blog passo a passo foi útil? Neste conteúdo, conseguimos ver o quanto é importante seguir cada um deles: desde a escolha do assunto, até mesmo o design. Tudo isso vai influenciar quem está navegando a se interessar mais e ler todos os conteúdos. É importante ressaltar que, uma vez criado, ele pode (e deve) passar por modificações ao longo do tempo, sempre em busca dos melhores resultados.

Já que você chegou até aqui, leia também o post sobre estratégia de blog, temos certeza que vai lhe interessar!