Manter um blog atualizado e com conteúdo relevante é um trabalho árduo e cheio de obstáculos, como o bloqueio criativo, por exemplo.

Frequentemente, quando sento para escrever, encontro algumas dificuldades para pensar em pautas relevantes sobre os assuntos que quero abordar. Isso é ainda mais comum quando a demanda é para um cliente e o tema não é familiar.

Outra situação que sempre acontece é quando quero pensar em algo novo, trazer temas que nunca foram abordados no blog. O bloqueio criativo costuma incomodar nessas situações, ainda mais se já estou trabalhando com o mesmo blog há muito tempo.

Ok, mas e aí? O que fazer quando a criatividade resolve sumir de vez?

Bom, nessas horas eu uso algumas ferramentas que ajudam muito. Posso garantir que elas são fundamentais para quebrar esse bloqueio criativo. E é sobre elas que vou falar agora! 🙂

Faça uma pesquisa de palavras-chave

Vou começar as dicas com a mais importante delas: a pesquisa de palavras-chave. Ela é importante tanto para encontrar o tema ideal para o seu próximo blog post quando para identificar o que é vai relevante.

Para encontrar palavras-chave eficientes para sua estratégia de blog, você pode usar diferentes ferramentas, como por exemplo:

Com essas ferramentas, eu consigo criar uma lista de palavras-chave que posso usar para elaborar pautas sobre temas variados.

Eu até gostaria de dar mais dicas sobre como fazer pesquisa de palavras-chave. Mas, como o foco não é esse, deixo aí o link de um conteúdo bem completo, que fala tudo o que você precisa para fazer uma pesquisa do início ao fim.

Use plataformas como o Answer The Public

O AnswerThePublic é uma das ferramentas mais legais para driblar o bloqueio criativo (eu sempre uso) e encontrar inspiração de temas para seu blog.

Como funciona: você digita o termo sobre o qual gostaria de falar (ex.: bolo de chocolate) e a ferramenta vai te mostrar várias perguntas frequentes do público que usa o Google para tirar dúvidas.

Só com isso, dá para ter uma boa noção de temas para um blog!

Observe outros blogs

Se o bloqueio criativo está nos seus piores dias e nem mesmo com as dicas acima você conseguiu ter boas ideias…o jeito é espiar os vizinhos!

Dê uma olhada nos blogs que falam sobre os mesmos temas que o seu (que podem ser concorrentes ou não) e anote aqueles temas que achar mais interessante.

Com isso, você vai ter um bom material de insumo para criar seus próprios assuntos e explorá-los de maneiras diferentes.

Tente um brainstorming

Se as ideias simplesmente não aparecem, significa que está na hora de parar de tentar pensar sozinho e pedir a ajuda dos colegas ao redor.

Fazer um brainstorming abre a mente para novas ideias e traz visões e opiniões de fora, que podem ser muito importantes na hora de elaborar seu próximo conteúdo.

Um conselho: sempre que puder, faça um brainstorming antes de pensar nos temas para o seu blog. Você vai ver que, com mais cabeças pensando, dá até para criar uma lista de ideias para usar o ano todo!

Use o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que mostra os termos de buscas mais populares recentemente. Ele apresenta vários gráficos sobre a palavra-chave que você digitou, assim dá para saber o que está em alta em regiões diferentes e no mundo como um todo.

Além disso, dá para ficar por dentro de notícias relacionadas aos termos e possíveis motivos para o aumento ou diminuição do volume de buscas.

Encontrou sua próxima pauta?

Em resumo, as ferramentas que mais uso para quebrar o bloqueio criativo, são:

  • SEMrush, Ubersuggest e Keyword Tools
  • Answer The Public
  • Outros blogs
  • Brainstorming
  • Google Trends

Agora é só tirar um tempinho para conhecer cada uma delas e começar a usar com frequência aquelas que mais gostar (eu acredito que serão todas!).