Já pensou em escrever em um blog pessoal para falar sobre aquilo que você faz ou do que mais gosta?

Muitas pessoas têm essa vontade, mas não levam adiante porque, a princípio, ter um blog pessoal pode parecer apenas um passatempo. Um hábito cultivado por prazer e sem objetivos específicos. Se identificou?

Então, hoje vou te mostrar as vantagens de criar um blog pessoal — você vai ver que ter seu próprio espaço na internet pode proporcionar muito mais do que um simples lazer!

Seu blog pessoal pode ajudá-lo profissionalmente

Uma das principais vantagens de ter um blog pessoal é a possibilidade de exposição profissional.

Você nem precisa criar um blog especialmente para esta finalidade. Porém, a exposição acaba sendo uma consequência positiva a partir do momento em que você começa a mostrar seus habilidades.

A partir da exposição no seu blog, você pode até conseguir ofertas de emprego. E mesmo que as ofertas não cheguem, você tem material original para mostrar aos recrutadores quando for concorrer a uma vaga.

Ou seja, ao enviar um link para algum conteúdo relevante que foi pesquisado e escrito por você no seu blog, seu currículo pode se destacar frente aos concorrentes. Ponto a seu favor.

Além disso, ter um blog pessoal pode contribuir de uma forma mais ampla para a sua carreira, uma vez que ele ajuda a construir sua marca pessoal.

Quando você tem contas em várias plataformas e canais de mídia social, diversos aspectos da sua vida ficam expostos tanto para seus amigos/seguidores quanto para os potenciais empregadores.

Hoje em dia, muitos recrutadores costumam verificar todas as referências online que levam a você antes de convidá-lo para uma entrevista ou contratá-lo. Então, é muito provável que os empregadores em potencial encontrem seu blog pessoal.

Por isso, criar um bom conteúdo neste espaço pode ajudar a causar uma boa primeira impressão e aumentar suas chances de encontrar novas oportunidades.

Elementos importantes para um blog pessoal

Você pode criar conteúdo sobre o que quiser no seu blog pessoal e compartilhar suas ideias com amigos e pessoas que ainda nem conhece. Além disso, também pode usá-lo para fazer contatos dentro da sua área de atuação profissional.

Lembrando que, depois de iniciar um blog pessoal, você pode incluir todos os recursos e informações que achar necessários. No entanto, existem pelos menos três elementos que os melhores blogs pessoais têm em comum e que você deveria adotar:

  • Informações sobre você e sua trajetória, para personalizar seu conteúdo e ajudar seu público a fazer uma conexão.
  • Links para seus perfis de mídia social e canais de contato, para visitantes que desejam segui-lo ou falar com você.
  • Escolher um bom layout de blog para garantir uma boa experiência para quem lê seus conteúdos.

O bom é que você não precisa usar um tema sofisticado ou buscar recursos complexos para seu blog. Em vez disso, você pode optar por algum dos melhores temas de WordPress free que não vão estourar seu orçamento.

Conclusão

Criar e manter um blog pessoal permite muitas possibilidades. Ou seja, é um investimento que pode trazer conexões importantes para o seu desenvolvimento pessoal e ótimas oportunidades para o seu trabalho e a sua carreira.

Por isso, confira mais conteúdos da categoria Ter um Blog aqui no Blog de Marca e inspire-se para começar o seu!