Vender produtos pela internet está cada vez mais em alta entre as plataformas digitais, por isso, muitas marcas têm optado pelo e-commerce para realizar as suas vendas. Se você possui um e-commerce e pensa em aumentar o alcance do seu público e otimizar as suas vendas, ter um blog pode ser uma forte ferramenta para divulgar a sua marca!

Para que um blog funcione de maneira efetiva, é importante pensar em estratégias que te auxiliem na construção e manutenção dele a longo prazo. Ter um planejamento estratégico consistente para o seu blog é fundamental para que ele te traga bons resultados e atraia clientes em potencial.

Porém, é difícil manter um blog com qualidade de conteúdo, sem que haja algum investimento em profissionais especializados nesse segmento. Por isso, vamos te mostrar algumas opções disponíveis para que você consiga decidir qual delas se encaixa melhor para o blog do seu e-commerce.

Agências de Produção de Conteúdo

Vamos começar falando das Agências de Produção de Conteúdo: diferente das Agências de Marketing Digital com foco em conteúdo (que falaremos a seguir), essas agências são focadas exclusivamente na produção de textos para canais de comunicação, incluindo os blogs.

O trabalho é feito através de uma análise dos produtos e serviços oferecidos no seu e-commerce, e a partir daí, são determinados os possíveis problemas que o cliente possa ter e de que forma o seu produto pode resolver este problema. Assim, o cliente chega até você através da produção de conteúdos no seu blog que possam trazer soluções.

Apesar de ter propostas bem funcionais para o seu blog, as Agências de Conteúdo deixam a desejar quando os assunto é direcionar os clientes do seu blog até o e-commerce. Além disso, estas agências geralmente não implementam estratégias de mensuração e análise de resultados.

Agências de Marketing Digital com foco em conteúdo

As Agências de Marketing Digital com foco em conteúdo são uma das opções mais completas para otimizar os resultados do seu blog, pois não trabalham apenas com produção de conteúdo, mas também com estratégias de marketing digital que vão de encontro com as características do seu negócio.

O foco está em alavancar o seu e-commerce através de blog posts, fazendo uso de estratégias de SEO e mídia que vão muito além da produção. Verificando se os blog posts estão sendo efetivos ou não, o trabalho dessas agências põe em prática ações estratégicas voltadas para garantir resultados.

A Mateada é um exemplo de agência de marketing digital com foco em conteúdo, pois trabalha com estratégias que utilizam os serviços de SEO, links patrocinados e criação de conteúdo de qualidade. Sendo responsável não apenas pela produção de conteúdo, mas também por gerar alcance e aumento do tráfego orgânico.

Setor de marketing interno

Ter um setor de marketing interno também pode ser uma boa maneira de manter o seu e-commerce e blog alinhados. Estar em contato com a sua equipe, permite acompanhar os resultados mais próximo de você e do seu negócio.

Porém, o setor de marketing interno é mais eficiente quando somado ao trabalho de uma agência de marketing digital, por exemplo, pois conta com profissionais especializados no segmento. Além disso, unir esses dois setores é muito positivo para o planejamento de estratégias em conjunto, pois otimiza os seus resultados.

Freelancers de produção de conteúdo

A última opção é a contratação de freelancers: profissionais independentes que produzem conteúdo para o blog do seu e-commerce através de demandas pontuais, porém que não são ideais para gerar estratégias a longo prazo.

Os freelancers podem ser positivos para o seu negócio quando somados a uma equipe de marketing interno ou como prestadores de serviço em agências. Assim, a sua produção é feita junto de uma estratégia que já está em andamento para o e-commerce.

Mantenha o blog para o seu e-commerce com boas estratégias!

Agora que você conheceu quais as opções para gerir um blog para o seu e-commerce, ficou mais fácil escolher qual é a ideal para você! É importante que a estratégia pensada para o seu blog seja funcional e efetiva quando relacionada com a venda pela internet.

Entenda suas necessidades e escolha o meio que irá gerar os melhores resultados para o seu negócio. Até a próxima!