Se você possui um e-commerce e está procurando uma forma de aumentar sua vendas, você veio ao lugar certo. Atualmente, uma das formas mais eficientes para atrair mais clientes para sua loja virtual é através de estratégias de Inbound Marketing, com a utilização de blogs. Mas como criar um blog de sucesso que de fato leve mais clientes até seu negócio?

Para que você tome suas próprias conclusões, vamos mostrar como criar um blog de sucesso para seu e-commerce, e assim, potencializar suas vendas!

Crie um blog em WordPress

O primeiro passo para montar seu blog é escolher o sistema certo para dar vida a ele. No caso, escolhemos o mais popular e usual: o WordPress. Este é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet, baseado em PHP e banco de dados MySQL.

Ele é voltado para criação de páginas eletrônicas, como sites e blogs, sendo uma das ferramentas mais utilizadas para publicação de conteúdos na web. O WordPress possui também recursos diferenciados, que permitem uma personalização mais prática e completa, sendo muito versátil.

Defina público-alvo, persona e jornada de compra

Com a ferramenta já pensada e estruturada, vamos começar a pensar para quem o seu conteúdo vai ser útil, e assim, quem são os potenciais clientes para atrair com maior eficácia para seu e-commerce. Assim, precisamos definir 3 pontos: público-alvo, persona e jornada de compra.

Público-alvo

O público-alvo consiste em um grupo de pessoas ou organizações que possuem um perfil parecido como consumidores. Assim, você consegue identificar quem são aqueles que se interessariam pelo seu produto, baseado em hábitos diários, por exemplo, e voltar suas estratégias de marketing para eles especificamente.

  • Exemplo de público-alvo: Homens entre 20 e 30 anos, que residem em São Paulo, tem sua própria empresa e recebem mais de R$5.000,00 por mês.

Persona

A persona está dentro do seu público-alvo, mas ao invés de se tratar apenas de números, ela tem nome e sobrenome. Esta é o consumidor ideal para o seu negócio, com hábitos diários e de compra que se adequam perfeitamente aos produtos e serviços da sua empresa.

  • Exemplo de persona: Marcos da Silva, 25 anos, casado e pai de dois filhos. Engenheiro, mora no bairro Higienópolis em São Paulo e tem renda mensal de R$5.800,00. Gosta de andar de praticar esportes e tem o hábito de pedalar todos os finais de semana.

Jornada de compra

A jornada de compra é o caminho que seu potencial cliente pode realizar até de fato adquirir um produto ou serviço no seu e-commerce. Os modelos mais usados possuem geralmente 4 etapas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”.

Lembrando que podem haver mais de um caminho para seu público chegar até você, podendo ter mais de uma jornada de compra para você focar suas estratégias de marketing.

  • Exemplo jornada de compra: Marcos procura sobre bicicletas para melhorar seu desempenho nas pedaladas no final de semana, se deparando com um conteúdo no blog da sua loja virtual que comenta diferentes tipos de bikes. Ele percebe então que precisa de uma bicicleta mais leve e começa a considerar adquirir um modelo “speed”. Após olhar diversos modelos, indicados no conteúdo, ele encontra uma bicicleta que atende suas necessidades e finalmente realiza a compra.

Defina um objetivo para o blog

Para que sua estratégia com o blog seja bem sucedida e de fato leve mais consumidores até seu e-commerce, é preciso definir objetivos. Para isso, você pode criar um funil de conversão, que através de 3 etapas irá atrair potenciais clientes, demonstrar suas necessidades e como solucioná-las e, por fim, porque escolher o seu produto e sua marca.

Escolha qual seu foco no e-commerce

Para começar com seu blog, você precisa pensar primeiramente em o que você tem para oferecer em seu e-commerce, qual o diferencial destes produtos e serviços e porque sua marca deve ser escolhida para o segmento que você faz parte.

Assim, inicialmente, foque em produtos e categorias que definem melhor o seu negócio, criando seus conteúdos de blog focados neles.

Faça um calendário editorial

O calendário editorial é uma maneira de controlar e planejar todo o conteúdo que será postado em seu blog. Com ele, você pode organizar quais assuntos abordar em datas específicas, quando é melhor publicá-los e com que frequência isso deve ser feito.

Agregue valor ao conteúdo

Além de relevante, seu conteúdo deve ser bem otimizado e isso diz respeito diretamente a legibilidade e otimização. Busque criar textos com parágrafos e frases curtas, usando sempre o discurso direto e conversando diretamente com o seu público.

Crie passagens amigáveis, de fácil compreensão, que expliquem de forma eficaz o que está sendo proposto.

Use outros meios para alavancar o blog

O blog pode ser sua ferramenta central para gerar e publicar conteúdo, entretanto ele não deve ser o único meio de divulgação da sua marca, Por isso, é importante que você crie conteúdos que possam ser compartilhados em redes sociais, sejam usados como e-mail marketing e poderão atrair tráfego através de mídia paga.

Isso faz com que o blog tenha mais visualizações, e por consequência que seu e-commerce seja mais acessado, e assim, suas vendas aumentem, caso tudo esteja perfeitamente otimizado.

Fique de olho nos resultados

Para finalizar, é preciso, além de criar o blog e conteúdo para ele, entender se este está funcionando como deveria, e de fato atraindo novos clientes para o seu e-commerce. Para isso, existem duas ótimas ferramentas: o Google Analytics e o Search Console.

Resumidamente, o Analytics permite que você analise diversas métricas a respeito do seu blog, como origem de destino, taxa de rejeição, quantidade de acessos, página de saída e muito mais. Com a ferramenta, você consegue controlar se sua estratégia está de fato funcionando.

o Search Console consiste em um relatório que serve para identificar os dados que estão estruturados em seu site. Assim o Google consegue analisar estes em sua página para entender e adcionar resultados de busca com informações otimizadas.

Melhore suas vendas com um blog para e-commerce

Existem diversas maneiras de começar e manter um blog para e-commerce, que devem ser bem analisadas para que você encontre a melhor forma de conseguir potencializar sua marca. Assim, o ideal é se manter sempre atualizado e sempre buscar novas maneiras de investir no seu blog e captar ainda mais clientes.

Agora você já sabe como criar um blog de sucesso, não perca tempo e boas vendas!