Se você está começando a investir em Inbound Marketing para o seu negócio, é normal que você tenha algumas dúvidas, principalmente a respeito de resultados. Por isso, se a sua ideia é atrair mais visitas para seus conteúdos, é importante que seu texto seja construído de forma otimizada.

Assim, nós do Blog de Marca, apresentamos 5 dicas para que você otimize sua estratégia de marketing de conteúdo e, consequentemente, atraia mais tráfego para seu blog. Confira agora!

1. Defina sua persona e seu público-alvo

O primeiro passo para de fato atrair mais tráfego para o seu blog é definir sua persona e seu público-alvo. Mas o que é isso?

Persona

A persona nada mais é que o consumidor ideal dos produtos que você oferece, ou seja, é aquela pessoa que ao acessar o seu conteúdo para blog irá se identificar com a leitura. Assim, esse leitor tem mais chance de navegar pelas etapas do funil de conversão e, então adquirir seu produto ou serviço.

Para conceituar melhor o que é persona, trouxemos um exemplo:

Ana Clara de Quadros, 30 anos, casada e mãe de dois filhos. É formada em nutrição e possui seu próprio consultório na região metropolitana de São Paulo. Em seu tempo livre gosta de procurar receitas diferentes para arriscar na cozinha e pôr em prática suas dicas nutricionais.

Público-alvo

Já o público-alvo consiste em um grupo de pessoas com interesses parecidos, ou seja, indivíduos com estilos de vida parecidos e pertencentes a mesma “bolha social”. Definir esse público é a maneira mais certeira de atingir a maior quantidade de pessoas certas para o seu conteúdo.

Um exemplo de público alvo é:

Homens com idade entre 25 e 35 anos, residentes da cidade de São Paulo. Formados em curso superior, com renda mensal entre 3 e 5 mil reais e que se interessem por futebol.

Definindo sua persona e seu público alvo, você já conseguirá direcionar seus conteúdos para quem realmente se interessa por eles, aumentando assim, as chances de mais visitas ao seu blog.

2. Crie conteúdos de qualidade para o seu blog

Agora que você já sabe para quem você está escrevendo, é importante prestar atenção no que está sendo produzido para esses leitores.

Assim, a primeira dica é que, além de você escrever sobre fatores que envolvem seu negócio, busque estar informado sobre o cenário atual e quais assuntos as pessoas estão procurando, para assim, atrair novas fontes de tráfego para o seu blog.

Outra dica é fazer o uso de storytellings para criar o enredo do seu texto, e assim, envolver o seu leitor com fatores que aproximam ele do conteúdo.

3. Faça a otimização do conteúdo para mecanismos de busca

Depois de definido para quem é feito seu conteúdo e quais serão as estratégias de criação que estarão presentes nele, chegou a hora de otimizar seu texto para que ele seja encontrado com mais facilidade nos mecanismos de busca.

Para isso, é essencial investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que, através de palavras-chave, linkagem de conteúdos internos e externos, uso correto de imagens e diversos outros fatores, ajudam seu conteúdo a ser encontrado mais facilmente.

Isso ocorre pois os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, possuem “robôs” que buscam por informações relevantes em diversos sites, que são definidas pelas técnicas usadas em SEO, e assim, entendidas como melhores para aparecer primeiro nas páginas de busca.

Salientamos aqui que entender e executar as estratégias de SEO exige maior conhecimento técnico e prático e, por isso, é importante contar com um profissional de marketing para ajudá-lo, ou ainda, agências especializadas em marketing de conteúdo.

4. Compartilhe seu conteúdo em diferentes canais

Depois de já termos o nosso conteúdo pronto, direcionado e otimizado, chegou a hora de buscar um tráfego mais instantâneo e rápido, como alternativa para levar seu blog de maneira mais fácil até as pessoas. Assim, trouxemos canais diferentes de compartilhamento que podem ser muito bem utilizados:

Newsletter

As Newsletter consistem em e-mails informativos e periódicos que podem conter além de chamadas para o seu conteúdo, algumas promoções que chamam maior atenção do seu público.

É importante salientar que sua lista de e-mails deve ser feita através de pessoas que forneçam suas informações para você, descartando a ideia de adquirir listas pagas.

Redes sociais

As redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin podem ser ótimas ferramentas para levar informações mais facilmente para seus seguidores.

Assim, você poderá compartilhar seus conteúdos nessas redes, possibilitando que seu público chegue mais facilmente até ele e ainda seja encorajado a compartilhar com seus amigos e seguidores.

Aplicativos de comunicação

Seguindo a mesma linha de pensamento das redes sociais, investir em aplicativos de comunicação é uma ótima ideia. Utilize a mesma estratégia de captação de informação de e-mails para conseguir números de celular, por exemplo, para então compartilhar links dos seus novos conteúdos via Whatsapp.

5. Acompanhe os resultados

Para finalizar, nossa 5º dica é para de fato acompanhar e entender como está funcionando as estratégias escolhidas para atrair tráfego para seus conteúdos.

Para isso, você pode entender um pouco mais como usar o Google Analytics para analisar seu blog. Isso irá possibilitar acompanhar e entender os resultados que seus conteúdos estão trazendo.

Aumente seu tráfego orgânico com o marketing de conteúdo

O que achou das nossas 5 maneiras de atrair mais visitas (tráfego) para os seus conteúdos? Para otimizar ainda mais seus trabalhos, continue acompanhando o Blog de Marca! Até a próxima!