Com a intenção de construir uma presença online e melhorar o alcance da marca na web, algumas empresas apostam na produção de conteúdo na busca por tais objetivos. Logo, escolher os principais assuntos para blog é um dos cuidados que a equipe deve priorizar.
Com esse meio de divulgação e informação, a empresa poderá compartilhar posts e materiais relevantes separados em editorias que tenham a ver o nicho de mercado do qual faz parte. Portanto, é importante agir estrategicamente e causar uma boa impressão neste que pode ser considerado o primeiro contato do público com seu negócio.
Quer saber como isso é possível? Então continue conosco que mostraremos nos tópicos abaixo dicas que ajudarão você a fazer boas escolhas. Boa leitura!
Conheça seu negócio
Se você trabalha com marketing já sabe que o mercado apresenta constantes mudanças e que a introdução de novas tecnologias melhoraram consideravelmente fluxos e rotinas de trabalho, ao permitir uma melhor produtividade nos times e mais qualidade na prestação de serviço.
Cada ferramenta, recurso ou software ajuda a empresa a formar um diferencial competitivo capaz de impressionar o cliente e ganhar a confiança dele. No entanto, até essa finalidade ser concretizada, muitos esforços devem ser feitos e muitas otimizações de resultados também.
Ter um blog nos dias de hoje é um fator decisivo no destaque da sua imagem diante dos concorrentes e na construção da sua audiência. Contudo, o conteúdo separada por editorias é o que definirá o interesse do usuário por tais opções de leitura.
Portanto, é muito interessante pensar estrategicamente nos assuntos para blog. Uma das maneiras de fazer uma boa escolha é estudar as características do seu negócio, ver quais são os temas que dialogam com os serviços prestados e se eles se alinham com a realidade da sua persona.
É um momento de autoconhecimento bastante relevante que ajudará no desenvolvimento do seu planejamento estratégico. Deste modo, é possível tomar decisões assertivas e focadas nas necessidades do seu público.
Pesquise palavras-chave
A escolha da palavra-chave é um fator muito importante na produção de conteúdo e na criação de assuntos para blog. Existem ferramentas, como a ubersuggest, que permitem a pesquisa e análise de termos que fazem parte dos temas que chamam a atenção do seu público e são partes do seu ramo.
Portanto, inclua essa ferramenta gratuita no seu dia a dia, pois ela ajudará a formar seu calendário de postagens e fazer com que ele sempre fique atualizado com posts atrativos, sejam com conteúdos evergreen ou com um assunto popular que interesse sua audiência.
Busque a opinião do seu público
A pesquisa de mercado é muito útil em qualquer tipo de tomada de decisão na sua empresa. Afinal, nada melhor que coletar a opinião do público e tomar decisões baseadas em dados reais.
Portanto, busque tais informações por meio dos recursos que as redes sociais oferecem ou crie formulários online com perguntas estratégicas que ajudam a compreender quais são os melhores assuntos para blog.
Foque na dúvida dos clientes
Outra forma de escolher assuntos para blog é focar nas dúvidas que os clientes deixam nas postagens ou nos principais canais de comunicação que sua empresa tem com ele. Com elas é possível criar posts mais amplos sobre o tema ou desenvolver materiais riscos para um melhor entendimento.
Por exemplo, infográficos, ebooks e outros exemplos. Não esqueça de sempre optar por imagens de ótima qualidade que tenham a ver com o assunto tratado, elas ajudam a deixar o conteúdo atrativo e suavizam a leitura.
Neste artigo você teve acesso a algumas dicas que ajudarão sua empresa a escolher corretamente assuntos para blog. Portanto, leve em consideração o que foi dito e melhore suas editorias.

Redator da Mateada e especialista em Marketing Digital, formado em Publicidade e Propaganda pela Unisinos e autor do e-book Marketing de Conteúdo do zero ao topo, sucesso de vendas no Hotmart.