A mudança repentina na rotina das pessoas por causa da pandemia de coronavírus fez crescer o interesse por determinados assuntos — e consequentemente o volume de buscas por esses temas na internet.

É o que acontece quando um evento dessa magnitude ganha destaque na mídia, vira assunto nas redes sociais, vai parar na agenda do governo etc. Inclusive, consegue mudar o comportamento das pessoas na internet e impactar o marketing digital.

Isso influencia, é claro, o trabalho de quem produz conteúdo para blog e outros canais. Agora mais do que nunca, profissionais de marketing precisam focar sua estratégia no sentido de entender as dores e dúvidas dos clientes, entregando informação que os ajude a enfrentar esse momento.

Bem, a gente já tinha pistas sobre os o que as pessoas andavam consumindo nesses dias… Mas para indicar a você caminhos mais certeiros para a produção de conteúdo nesse período, pesquisamos e montamos uma lista dos temas mais buscados do momento. Confira!

1. Coronavírus

Claro que um dos temas em alta no momento é, justamente, o coronavírus e as questões de saúde correlatas. O termo atingiu o pico de popularidade nos mecanismos de busca entre 15 e 21 de março (no Brasil) e segue apresentando grande índice de interesse.

A maior parte dessas buscas está sendo absorvida pelos grandes portais de notícia, que atualizam constantemente as informações sobre a pandemia. Mas, existem várias maneiras bacanas de abordar o assunto em seu blog, de forma mais positiva e com relevância para o leitor.

Pense no que pode ser interessante para seu cliente. Conteúdos sobre dicas e cuidados com a transmissão do vírus, por exemplo, são de interesse público.

Análises mais aprofundadas sobre o impacto da crise no seu setor e explicações sobre como você está lidando com isso também são úteis, porque ajudam o público a se situar no contexto atual e reforçam sua autoridade.

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2. Home Office

Outro assunto em alta no momento é o Home Office. Tem muita gente que nem sequer cogitava trabalhar nesse modelo e que agora, no susto, está tendo que se adaptar.

Para você ter uma ideia, a popularidade do termo aumentou mais de 600% em apenas uma semana, entre 14 e 21 de março. Coincide justamente com o período em que os órgãos de saúde brasileiros começaram a recomendar o isolamento social para conter a pandemia, e os governos passaram a impor restrições no funcionamento de diversas atividades.

Então muitas empresas foram obrigadas a transferir seus funcionários para o regime de trabalho remoto.

Assim, dá para abordar esse tema sugerindo ideias de como montar um bom espaço de trabalho em casa, como fazer chamadas de vídeo eficientes e manter contato com a equipe, atividades para fazer com as crianças… Enfim, focar em dicas úteis.

3. Produtividade

Relacionado ao tema Home Office, “produtividade” é um assunto à parte que está despertando bastante interesse na internet. Aparentemente, várias pessoas sentem dificuldade de se manter produtivas trabalhando em casa.

Segundo os dados do Google Trends, o termo atingiu pico de buscas no final do mês passado, entre 22 e 28 de março. Por enquanto, a tendência é de que siga em alta.

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Isso porque, em tempos de crise econômica, quando cortes de custos se anunciam, todo mundo fica preocupado em manter seu cargo no trabalho. Ao mesmo tempo, o Home Office pode oferecer várias distrações e acabar prejudicando a execução das tarefas.

Assunto complexo, né? Aqui, mais uma vez, produzir conteúdos de dicas sobre como melhorar a produtividade pode ser super útil para seu público-alvo e ajudar a aumentar a relevância do seu blog.

4. Curso online

Se todo mundo tem que ficar confinado em casa para evitar a propagação do coronavírus, o que as pessoas estão fazendo no tempo livre? Ao que tudo indica, tem muita gente procurando atualizar os estudos ou adquirir novas habilidades por meio de cursos online!

Comparando os períodos de 8 a 14 de março e de 22 a 28 de março, as buscas por esse termo mais que dobraram, atingindo seu pico de popularidade. Em paralelo, vimos diversas empresas de educação (e entretenimento também) liberando acesso gratuito a cursos e aulas online.

Como você pode ver, existe aí a oportunidade para investir em conteúdo rico, aprofundado e educativo, que agregue conhecimento e valor ao cliente.

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5. Soluções digitais

Para fechar nossa lista, vamos falar do tema “soluções digitais”, outro termo que esteve em alta nas últimas semanas. Além do coronavírus, talvez 2020 seja lembrado como o ano que acelerou o processo de transformação digital em muitas empresas.

Isso porque várias áreas estão tendo que se adaptar rapidamente: processos de produção, processos de vendas, cadeias de entrega, reuniões de equipe… São logísticas inteiras sendo revistas.

Além disso, as pessoas estão recorrendo ainda mais às soluções digitais para tarefas básicas do dia a dia: comprar comida, remédios, roupa, eletrodomésticos, consumir entretenimento, acessar conta no banco etc. Até mesmo sessões de terapia e consultas médicas estão acontecendo no ambiente digital.

Ou seja, esse é um assunto super amplo, que pode ser abordado em formato de análise ou mesmo como dicas para o cliente. E se a sua empresa já oferece algum produto ou solução digital, aí então você tem tudo para performar bem com esse tema!
Conclusão
Essas são algumas ideias que achamos interessantes, mas o Google Trends e outras ferramentas gratuitas podem te oferecer muito mais insights para produzir conteúdo relevante — não só agora, mas sempre.

Lembre-se que os temas em alta mudam a todo momento, então vale a pena ficar sempre de olho.

Queremos saber agora sobre qual assunto você vai falar no seu próximo conteúdo de blog. De que maneira você vai abordá-lo? Conte para a gente nos comentários. Até a próxima! 🙂

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