A nutrição de leads é uma das estratégias de marketing digital com maior retorno de resultados e de menor custo. Além disso, possui uma ampla gama de pontos de contatos, tornando-a útil para qualquer tipo de negócio.

Sua variedade é exemplificada através das inúmeras opções de fluxos de nutrição que podem utilizados. Cada um sugerido para criar relacionamento com qualquer tipo de lead. Abaixo, conheça os tipos de fluxos de nutrição de leads e como utilizá-los:

Fluxos de Descoberta e Interesse

Fluxo de Boas-vindas

Este talvez seja o fluxo de nutrição de lead mais fácil de compreender e de engajar. Ele se inicia quando um visitante optar em receber e-mails de um site.

O primeiro e-mail deve dar boas-vindas ao assinante, apresentar a sua empresa e qual o objetivo desse ponto de contato criado. Em seguida, é importante nutri-lo com novos conteúdos, dos mais diversos temas e objetivos.

Campanha de Reativação

Como o próprio nome diz, o objetivo desse fluxo é engajar leads inativos, tornando-os parte da jornada do cliente mais uma vez.

Para isso, envie um primeiro e-mail relembrando o assinante sobre os objetivos dessa comunicação. Em seguida, passe a enviar conteúdos que possam ativar o interesse dele com sua marca. Esses conteúdos podem ser mais valiosos, como e-books, estudos de caso ou publicações exclusivas.

Fluxos de Consideração e Intenção

Foco no Produto

Quando o consumidor muda do estágio de interesse para o de consideração, ele passa a almejar mais informações e soluções para um determinado problema. Assim, é a hora de sua empresa mostrar que o compreende e entregar a solução. A melhor forma de interagir nesse tipo de fluxo é através de estudos de caso e pesquisas sobre seu mercado de atuação.

Proposta de Valor

Nesse nível da jornada, o cliente também precisa conhecer melhor o seu produto ou serviço. Para isso, nutrie-o com conteúdos que destacam suas vantagens e diferenciais, como reviews e artigos externos. Conhecer os seus leads também é muito importante. Com isso, fique de olho em suas principais características para comunicá-los da melhor forma.

Fluxos de Avaliação e Compra

Fluxo de Autoridade

Quando sua empresa passa a ser considerada como opção de solução de problemas, reforçar o seu valor se torna ainda mais importante.

Comunique-se com os seus leads através do envio de novidades, pesquisas de mercado que falam mais diretamente sobre sua marca e conteúdos próprios com mais acessos e interação. Assim, sua autoridade no assunto só tende a crescer.

Campanha Promocional

Mas, não é só a autoridade que pode ser considerada um fator decisório de compra. Às vezes, os clientes em status de consideração precisam de um zelo maior. Para engaja-los, ofereça preços especiais, descontos e serviços exclusivos.

Fluxos para Retenção e Fidelização

Campanha de Implementação

Muitas vezes é falado no marketing que conquistar novos clientes é fácil, difícil é mantê-los. E é para esse objetivo que serve os fluxos de retenção e fidelização.

Para o nível de implementação, é sugerido que você crie um fluxo que reduza a conversa com o seu cliente. Assim, envie cursos, treinamentos, FAQs e artigos que exemplificam a utilização e manutenção de seus produtos ou serviços.

Fluxo de Expansão (Upsell)

Com a jornada do consumidor chegando ao fim quando o mesmo realiza a aquisição de um produto ou serviço de sua marca, resta apenas saber como utilizar o fluxo de expansão para melhorar os seus lucros, sem o uso de uma equipe de vendas.

Como esse consumidor já conhece acompanha a sua marca, é muito importante realizar a entrega de conteúdos novos. Para isso, envie informações sobre produtos e serviços que eles não utilizam e artigos e pesquisas que podem gerar o interesse do mesmo. Lembre-se apenas de não exagerar na quantidade de mensagens, para que você não os perca.

Esses são os principais tipos de fluxos de nutrição de leads que existem no marketing digital. Caso você queira mais informações ou percebeu que faltou falar algo sobre eles, comente abaixo! Em seguida, temos alguns conteúdos que podem aumentar o seu conhecimento sobre como nutrir os leads para a sua empresa. Esperamos que goste e até a próxima!