Se você trabalha há um tempo com links patrocinados e anúncios pagos para trazer as pessoas diretamente ao seu site, já deve ter sentido a necessidade de gerar tráfego de uma forma mais espontânea e menos cara, certo? E pode ser que ainda não tenha investido em marketing de conteúdo e em técnicas de otimização de sites por achar essas práticas caras.

Se esse é o seu caso, pense melhor sobre o assunto. Ter um blog é colocar na internet páginas com conteúdo relevante para o seu público, alcançar as melhores posições nos resultados de busca com elas e não pagar nada mais para mantê-las lá o tempo todo. Quem não gostaria de ter anúncios permanentes?

Assim, se você se interessa em ter mais presença no ambiente digital e deseja aprender a otimizar um blog para que ele ajude a sua empresa a gerar novas oportunidades de negócio, continue lendo este artigo.

1. Sempre utilize palavras-chave relevantes

O seu público certamente faz buscas na internet sobre dúvidas relacionadas ao seu produto ou nicho de mercado. Busque saber quais são elas e crie conteúdos que respondam às questões colocadas. O mais importante, nesse momento, é descobrir quais palavras estão sempre em todas as buscas que são feitas e se elas estão relacionadas a uma mesma questão.

Para descobrir palavras-chave, você pode utilizar ferramentas como o keyword planner do Google, o Ubersuggest, a keywordtoo.io e até o SEMRush. Se você vende almofadas artesanais, talvez encontre palavras-chave que gerem ideias de conteúdos, como:

  • descubra como fazer almofadas artesanais;
  • as melhores almofadas para decorar a sua casa;
  • saiba como escolher almofadas para o seu sofá;
  • conheça o melhor enchimento para almofadas;
  • 5 tipos de almofadas que combinam com uma casa moderna.

2. Otimize os títulos dos seus posts

Os títulos dos seus posts que aparecem no Google não devem ultrapassar 65 caracteres. Sendo assim, se você já tem um blog, pode começar buscando em suas páginas títulos que ultrapassem esse limite para transformá-los em frases menores, mas com a mesma intenção e palavras-chave.

3. Faça uma boa construção de Link Building

Uma das técnicas de otimização de sites para motores de busca (SEO) é o Link Building. Essa estratégia é dividida em links internos e externos. Os  internos são a parte mais fácil: consiste em indicar outros conteúdos do seu blog em algumas palavras ou frases do seu artigo.

Já para os links externos, o Google também vê com bons olhos quem recebe indicações de outros sites ou blogs. Ou seja, é importante estar por dentro de como funciona a construção de links para SEO para ganhar mais relevância de links externos.

Uma boa tática é fechar parcerias com sites que tenham o mesmo público-alvo, mas que não sejam concorrentes. Produza conteúdo para os blogs desses parceiros com links para o seu blog e deixe que façam o mesmo.

4. Faça auditorias constantemente para otimizar o seu site

Para fazer auditorias de SEO, você pode utilizar ferramentas como o Woorank. Ela permite que você encontre formas de otimizar o seu site, mesmo em termos técnicos, de forma que ele fique mais alinhado ao que o Google procura, e assim possa aparecer em melhores posições nos resultados de busca.

  • As medidas apontadas incluem melhorias no carregamento do seu site (use o PageSpped do Google para ajudar), nos títulos, descrições, posts e imagens, nos redirecionamentos, nas páginas de erro (ex: 404) e em outras partes técnicas.

A partir daqui, você já sabe que ter um blog e produzir conteúdo é essencial para ter mais presença online, e, assim, mais oportunidades de venda. Também é preciso sempre lembrar que, para conquistar esse objetivo, não basta criar conteúdo, pois ele precisa ser relevante para o seu público e estar corretamente alinhado às expectativas do Google.

Se você quiser saber mais dicas e técnicas de otimização de sites para trazer mais tráfego orgânico para o seu blog, entre na nossa seção de artigos sobre SEO e leia os que mais interessam a você e seu negócio.