Mensurar e analisar os resultados de qualquer ação é importante em todos os segmentos. E quando se trata de blogs corporativos, isso não é diferente. Além de ter claros em sua mente os objetivos que você deseja atingir com o seu blog, é muito importante que você faça um acompanhamento dos resultados para saber se está seguindo o caminho certo, ou se terá que fazer alterações em sua estratégia para que o blog comece a trazer o retorno esperado.

E para que você consiga realizar uma análise precisa do desempenho de seu blog, são necessários números, certo? Neste sentido, existem inúmeros indicadores que podem te ajudar a determinar o sucesso do seu blog, que são os famosos KPIs. A sigla KPI provém do termo “Key Performance Indicator”, que em tradução livre significa Indicador-chave de Performance.

Neste artigo, vou te ajudar a entender melhor o que são KPIs e ensinar como você pode usá-los na mensuração dos resultados do seu blog.

 

O que é KPI?

Como já expliquei acima, um KPI é um indicador-chave de performance. O que nada mais é do que uma maneira de medir os resultados de determinadas ações e campanhas em seu blog com base nos objetivos estabelecidos por você. Existem milhares de indicadores que podem ser utilizados para analisar os resultados de seu blog, alguns com objetivos específicos e outros com possibilidades mais amplas.

Mas antes de falarmos sobre eles, é importante compreender que KPI não é a mesma coisa que métrica. Abaixo falo um pouco mais sobre isso e você vai entender a diferença.

 

Qual a diferença entre KPI e Métrica?

Muitas pessoas acabam confundindo KPIs e métricas, mas os dois conceitos apresentam diversas diferenças. Podemos começar com o fato de que uma métrica é qualquer coisa a ser medida, enquanto um KPI é mais do que isso: ele é um importante indicador para o seu blog e seus objetivos.

Mas vale ressaltar que se uma métrica se tornar um conceito altamente relevante em sua estratégia, ela acaba virando um indicador-chave. O ponto principal aqui é compreender o que pode auxiliar na tomada de decisões relacionadas à estratégia utilizada em seu blog. Qualquer escolha de KPI deve partir dessa premissa, já que ele deve ser valioso para o sucesso do projeto!

 

Qual o melhor KPI para um blog de empresa?

Para que você possa escolher um bom KPI, é muito importante ter em mente o que já falei acima: ele precisa ser relevante para que você consiga atingir os seus objetivos. Por exemplo: se o que você deseja é atrair mais visitantes para o seu blog, acompanhar uma métrica como o preço médio das compras dos internautas não é interessante, pelo menos não neste momento.

Utilizar indicadores inadequados irá gerar medições e análises erradas. E isso pode acabar se tornando um grande problema, pois você pode ter a impressão de que seu blog está indo muito bem, enquanto a situação real não é essa.

Quando se trata de blogs corporativos, existem diversos objetivos que você pode determinar para o sucesso da sua estratégia. Como, por exemplo, construir uma boa base de leads e levar mais pessoas do seu blog para o site principal do seu negócio. Sendo assim, existem alguns indicadores de performance que podem ajudar a mensurar resultados e determinar se o seu blog está dando certo.

Separei abaixo uma lista com alguns dos melhores KPIs para medir a performance de um blog corporativo:

 

Pageviews

Um dos mais eficientes e simples KPIs que você pode utilizar para acompanhar o desempenho de seu blog são as Pageviews. Ou seja, quantas visitas as páginas do seu blog recebem. Se o número de acessos está sendo baixo, isso significa que algo em sua estratégia não está trazendo o retorno desejado.

Esse é um KPI muito fácil de monitorar, já que você pode obter o número de acessos de sua página de forma simples por meio do Google Analytics.

 

Novos Visitantes

Outro KPI importante relacionada aos acessos do seu blog, e que você também pode obter pelo Analytics, é a porcentagem de pessoas que estão visitando ele pela primeira vez. Mas, claro, essa métrica vai depender muito do seu objetivo.

Uma taxa alta de novos visitantes, por exemplo, pode indicar que a sua estratégia está atraindo bastante gente, mas, por outro lado, mostrar que você não está conseguindo reter esse público e fazer com que eles voltem.

 

Comentários

Os comentários são uma excelente forma de verificar se o seu público está interagindo com o seu conteúdo. Você poderá analisar comentários positivos e negativos sobre o seu blog, identificando os pontos nos quais precisa melhorar e em que tipos de conteúdo deve investir para agradar o seu público.

Para acompanhar os comentários você pode olhar diretamente na plataforma do seu CMS de blog (como o WordPress) ou ainda pode fazer o uso das metas do Google Analytics para verificar as interações de seu público.

 

Compartilhamentos em Redes Sociais

Da mesma maneira que os comentários, os compartilhamentos em redes sociais também ajudam a mensurar a interação de seus visitantes. Um conteúdo que foi compartilhado muitas vezes atingirá um número maior de pessoas e, consequentemente, será mais acessado. Com isso, você poderá verificar quais conteúdos trazem mais retorno e acessos ao seu blog.

O acompanhamento desse KPI é geralmente feito de duas formas: por uma ferramenta que monitore as suas URLs e informa os números de curtidas e compartilhamentos(ahrefs por exemplo), ou por meio do Google Analytics.

 

Assinatura de Newsletter

Uma forma de identificar se os seus conteúdos estão despertando o interesse dos seus leitores é a quantidade de assinaturas que a sua newsletter recebe. Isso mostra que quem segue o seu blog possui um interesse em se aprofundar mais no assunto que você está abordando e é, sim, um bom indicador de que sua estratégia está dando certo.

Isso é, claro, sem contar que a assinatura de newsletter é uma ótima forma de conseguir novos leads para a sua empresa. E indica que pode ter chegado a hora de investir esforços em uma estratégia dedicada à nutrição desses leads!

 

Visitas do seu blog para o seu site principal

E não podemos esquecer um dos principais objetivos finais de qualquer blog corporativo: fazer com que os visitantes do seu blog vão para o seu site principal. Essa é uma KPI mais importantes e tem a ver com a conversão que você deseja que o usuário faça, seja ela finalizar uma compra, solicitar um orçamento ou preencher um formulário, por exemplo.

É possível monitorar quantas pessoas estão indo do seu blog para o seu site principal utilizando o que chamamos de parâmetros UTM, que são códigos de rastreamento inseridos nas URLs de destino. (Saiba como criar isso) Quando você fizer uma linkagem em algum post que leve para o site, basta inserir o parâmetro após a URL. Assim, será possível monitorar pelo Analytics do site quantas visitas são oriundas do blog e se isso está de acordo com o objetivo da sua marca.

 

Conclusão

Com objetivos bem definidos e documentados, mas principalmente conhecendo as KPIs que são importantes de monitorar, fica muito mais fácil de mensurar o sucesso ou fracasso do seu blog. Dessa forma, você consegue saber se o blog está cumprindo o seu papel e se o tempo e dinheiro que você está investindo no blog estão valendo a pena, ajustando a sua estratégia sempre que necessário.

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