Em tempos em que a tecnologia torna o marketing digital cada vez mais pessoal e individual, é necessário estar atento a todas as novas oportunidades de negócios. A nutrição de leads é uma delas e, como ainda é pouco praticada no Brasil, é uma excelente estratégia para ampliar suas vendas com baixo custo e estar à frente de seus concorrentes.

O que é nutrição de leads?

O conceito define leads como pessoas que visitaram o seu site e deixaram alguns dados pessoais. Isso pode ter ocorrido em uma resposta de formulário para baixar algum conteúdo extra, assinatura de newsletter ou até mesmo com uma ação em sua página de contato.

Essas pessoas são clientes potenciais e podem se tornar reais, caso você crie, e sustente, um relacionamento qualidade, através do envio de e-mails, conteúdos, posts e mensagens em redes sociais.

Esse relacionamento é a definição de nutrição de leads. Entretanto, você precisa informá-los corretamente sobre seu serviço e estimulá-los para que naveguem pelo funil de conversão de seu site de forma natural.

Como começar uma nutrição de leads?

Defina seus objetivos

Saber quais objetivos essa estratégia de marketing digital oferece é essencial para facilitar a compreensão e definição dos objetivos de seu negócio. Eles podem ser:

  • Reconectar-se com leads inativos;
  • Criar autoridade no assunto e transparece-la aos leads;
  • Coletar mais informações e definir posicionamento dos leads em seu funil de compra, para ampliar o desempenho de sua equipe de vendas;
  • Desenvolver um relacionamento de entrega de conteúdo e informações, para manter sua empresa na cabeça de seus leads.

Crie sua equipe

Em seguida, você precisará construir sua equipe de nutrição. O tamanho dela variará de acordo com o valor de seu investimento, mas lembre-se que os profissionais precisam ter:

  • Domínio de escrita;
  • Conhecimento do mercado de atuação de sua empresa;
  • Olhar analítico para compreender todos os dados capturados e aproveitar oportunidades.

Comece a nutrir os seus leads

Por final, será necessário segmentar toda a sua base de leads, de acordo com as informações que você possui. Isso ajudará na definição de conteúdos a serem criados e na forma de entrega aos leads.

Lembre-se sempre que mandar a mesma mensagem para toda a sua base de contatos prejudicará a sua estratégia e que entregar conteúdos irrelevantes não irá transmitir a confiança que sua empresa necessita para fidelizar os potenciais clientes.

A melhor forma de nutrir leads

Para aumentar as chances da conversão do seu lead, realizar uma campanha multi-canais é mais do que essencial. Entretanto, um canal em específico, não tão novo assim, ainda é o que apresenta os melhores resultados quando o assunto é estabelecer uma comunicação com o potencial cliente. E ele é o e-mail.

O motivo de seu sucesso nessa estratégia são os mesmos que o fizeram passar de uma simples área de recepção de mensagens para uma necessidade profissional e pessoal dos usuários digitais. Com o avanço tecnológico, atualmente é possível criar e-mails personalizados e que transmitem uma mensagem relevante ao usuário final. Assim, as chances de existir uma conversa engajada entre marca e potencial consumidor são ainda maiores.

Somado a isso, o alto nível de mensuração de resultados, permitidos por softwares de automação e de CRM, agrega ainda mais valor a ferramenta, tornando-a ideal para o envio de uma sequência de mensagens, ou fluxo da nutrição dos leads.

Agora, como ele será criado e disparado, isso irá depender da sua estratégia definida, de acordo com as informações dos leads e ferramentas que possui.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo sobre nutrição de leads e depois nos conte quais foram os seus resultados! Aproveite e confira abaixo outros conteúdos que podem ajudar a aumentar o tráfego de seu site ou blog. Até a próxima!