O uso de métricas de marketing pelas empresas se dá pela sua importância na tomada de decisões estratégicas. Elas dirão como têm sido o desempenho das campanhas publicitárias, permitindo identificar aquelas que trouxeram bons resultados e as que precisam ser melhoradas.

Várias métricas podem ser utilizadas para medir o desempenho das ações estratégicas, mas cabe a cada gestor definir quais são as mais adequadas e relevantes para o seu negócio. A seguir, confira algumas dicas de métricas de marketing que podem ser utilizadas na sua empresa.

Benefícios de mensurar os resultados

Mas antes de apresentar os indicadores para comprovar o desempenho das estratégias de marketing, veja alguns motivos pelos quais você deve investir na medição dos resultados de suas campanhas publicitárias:

  • ajudam na tomada de decisão;
  • permitem identificar falhas e oportunidades nos processos operacionais e no mercado;
  • auxiliam a manter as estratégias alinhadas;
  • aperfeiçoam os processos e os resultados;
  • aumentam as certezas nos investimentos realizados.

A correção e otimização das ações publicitárias impactam nas relações com os clientes, ao produzir estratégias mais atrativas que garantirão sua fidelidade e consolidação da marca. Agora, apresentamos quatro dicas de métricas importantes para o marketing offline e online.

4 métricas de marketing para avaliar resultados

1. Retorno sobre Investimento

O ROI analisa se todos os investimentos feitos em marketing trouxeram os resultados esperados. A maneira mais comum é: (Receita gerada pelos investimentos – Investimentos em marketing)/ Investimentos em marketing.

O resultado final mostrará para você qual a relação entre o valor investido e a receita gerada. Se for igual a 1, significa que o retorno foi uma vez maior do que o investimento. Com as estratégias certas os retornos serão melhores.

2. Custo de Aquisição de Clientes

Quanto custa adquirir um cliente? Você sabe? Para descobrir, basta fazer o seguinte cálculo: Gastos com marketing e vendas/ Número de clientes adquiridos no mesmo período desses investimentos.

Para saber se o retorno é positivo, compare com o ticket médio. É o valor médio de compra de cada cliente. Se o custo de aquisição for menor que o ticket médio é um sinal de que as ações estão gerando bons resultados.

Caso contrário, o cliente está gerando mais despesa do que lucro. Você deve investir em estratégias que estimulem o aumento do consumo. Quanto menor o custo de aquisição de clientes, maior será o faturamento.

3. Custo por Lead

Serve para analisar a relação dos investimentos com uma campanha específica e os leads gerados por ela. A fórmula é: Investimento em marketing/ Leads gerados. O resultado também pode ser comparado com o ticket médio das compras online.

Ao quantificar o retorno gerado por cada campanha publicitária, você poderá priorizar as ações estratégicas mais eficientes, bem como identificar as falhas no processo de conversão de leads em clientes e poder corrigi-los.

4. Taxa de conversão

A conversão se refere à realização de uma ação desejada, como assinar uma newsletter. Essa métrica mostrará se os investimentos com links patrocinados, mídias sociais, e-mail marketing e outras estratégias online estão sendo eficientes.

Para calcular: Número de visitantes de uma página/ Número daqueles que realizaram as ações desejadas. Se a taxa de conversão for baixa, deve-se procurar os motivos pelos quais o usuário não converte. Faça chamadas mais atrativas e interessantes para atraí-los.

Com o uso de métricas você pode analisar quais são as estratégias mais importantes e que têm gerado melhores resultados para a empresa e, com isso, investir em ações digitais mais assertivas, como marketing de conteúdo, inbound marketing, SEO e links patrocinados.

Se você ainda não mede os resultados de suas estratégias, está na hora de começar. As métricas de marketing garantem uma maior segurança na definição e implantação de campanhas publicitárias.

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