A internet é um dos espaços mais democráticos que existem e o marketing digital para pequenas empresas está aí para comprovar. Por meio dele, as PMEs conseguem expor seus produtos ou serviços e competir com as grandes empresas.

Mas afinal, por que investir em marketing digital? Quais estratégias usar? Se essas são algumas de suas dúvidas, então esta postagem é para você! Aqui, falaremos sobre os benefícios do marketing digital para pequenos negócios e apresentaremos algumas estratégias. Confira!

O que é marketing digital?

A conceituação mais conhecida de marketing é a criada por Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, onde ele afirma que essa estratégia nada mais é que um processo social que busca satisfazer desejos e necessidades de um grupo de pessoas pela negociação de produtos.

O marketing digital também pode ser conceituado da mesma maneira, contudo, ele se refere às atividades realizadas no ambiente digital e/ou por meio da internet.

Apesar de parecer algo simples, uma estratégia de marketing digital deve ser muito bem pensada e, assim como no marketing tradicional, existe uma diversidade de canais, materiais e ferramentas que podem — e devem — ser utilizadas.

Quais os benefícios do marketing digital para pequenas empresas?

O primeiro benefício é, sem dúvidas, a interatividade promovida entre a empresa e seu público. Nela, o produto é deixado um pouco de lado e o foco fica, principalmente, na experiência do cliente durante toda a jornada de compra.

Mas nem só de interação vive o homem! É preciso acompanhar cada estratégia adotada e verificar o retorno obtido e, nesse ponto, ninguém supera o marketing digital. Atualmente, é possível mensurar tudo para que os donos das pequenas empresas tenham a comprovação da eficiência de cada uma das ações realizadas.

Outra grande vantagem dessa estratégia é a possibilidade de segmentar, de maneira altamente precisa, o perfil de sua persona. Isso é feito para que seja possível alcançar apenas as pessoas que realmente possuem interesse em seu produto ou serviço e tornar a sua comunicação com elas mais efetiva e eficaz.

Quais estratégias utilizar?

No marketing digital, é possível desenvolver praticamente qualquer tipo de ação e tudo dependerá da criatividade e dos recursos disponíveis. Como a grande maioria das pequenas empresas não possuem grandes verbas, abaixo citamos algumas ações de baixo custo.

Site e blog

Possuir um site é fundamental para que você inicie uma boa estratégia de marketing digital. Se você deseja investir em Inbound Marketing, por exemplo, ter um blog é obrigatório. Apesar de parecer um grande investimento, atualmente, é possível criá-los com facilidade e baixo custo em diversas plataformas.

Marketing de conteúdo

Essa é uma estratégia de marketing que visa educar a sua persona a respeito de um produto, pois vai nutri-lo e guiá-lo em sua jornada de compra. Se você já tem um blog, essa é uma excelente opção para ter ainda mais sucesso.

Publicidade paga

Os investimentos em publicidade, como o Google AdWords* e o Facebook Ads, por exemplo, estão aí para provar que anunciar na internet é algo que qualquer empresa pode fazer sem precisar desembolsar grandes quantias para ter bons resultados.

*O Google AdWords está mudando para Google Ads. Saiba mais sobre isso em nosso post: Tudo sobre Google Ads e novidades na publicidade do Google.

E-mail marketing

Apesar de ser uma das estratégias de marketing digital mais antigas, o e-mail marketing ainda é uma estratégia que entrega grandes resultados. Contudo, é preciso prepará-lo da maneira correta e tudo depende da sua persona e dos hábitos dela. Não se esqueça disso!

Essas são apenas as estratégias mais utilizadas, contudo, existe mais uma infinidade que você pode adotar em sua empresa. Independentemente de qual delas você escolha, para que você alcance bons resultado é preciso conhecer a fundo o perfil de sua persona e compreender seus gostos e necessidades.

Uma boa opção para implantar estratégias de marketing digital para pequenas empresas é contar com uma assessoria ou agência de marketing especializada. Certamente ela saberá como avaliar sua empresa e apontar quais as estratégias que mais trarão resultados.

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