Com o advento da internet, estar online tornou-se uma necessidade e não mais um diferencial para as empresas. Nesta era da informação, os consumidores tornaram-se agentes ativos no processo de compra, buscando por aquelas empresas que ofereçam algo diferenciado. Por isso, seu negócio precisa fortalecer a presença online e manter-se competitivo.

Neste post, mostraremos para você algumas maneiras de conquistar autoridade e presença online, bem como as vantagens que você obterá ao investir em marketing digital. Assim, você evitará cometer erros na formulação de estratégias e não comprometerá os resultados de sua empresa. Boa leitura!

1. Invista em marketing de conteúdo

A produção de conteúdos relevantes torna a empresa mais visível na internet, por ser atraente para o consumidor. Essa prática oferece um serviço informativo ao cliente, em vez de tentar atraí-lo diretamente para a oferta de produtos ou serviços. Com o marketing de conteúdo, a qualidade da informação aumenta e isso gera mais tráfego para a sua página.

Antes de produzir qualquer conteúdo, é preciso entender quais são as necessidades e desejos dos consumidores para, então, oferecer algo que gere maior engajamento. Essa é uma forma de construir relacionamentos com os clientes nas redes sociais e garantir uma maior visibilidade na web.

2. Tenha um blog

Os blogs têm experimentado um crescente interesse por parte das empresas. Segundo dados divulgados pelo Impact, 69% das empresas atribuem seu sucesso na geração de leads a esse canal. Um blog melhora sua posição nos sites de buscas, sendo parte integral da estratégia de marketing de conteúdo.

Sua principal função é gerar conhecimentos valiosos e que apresentam soluções para os consumidores, seja por meio de posts, vídeos, infográficos ou e-books. E lembre-se de postar conteúdo frequentemente. Isso aumenta a confiabilidade na empresa e faz com seu negócio se torne autoridade no assunto.

3. Trabalhe o SEO do seu site

É mais uma ferramenta que permite que você amplie a presença digital da sua marca. Para garantir melhores posições nos sites de buscas, você precisa descobrir quais são as palavras-chave mais importantes ligadas ao seu modelo de negócio. Assim, quando os usuários pesquisarem, encontrarão os seus conteúdos.

SEO não é garantia de que seu site apareça nas primeiras posições nas pesquisas, mas cria uma base para conseguir posições melhores, quando trabalhado de maneira correta. Compreenda como funciona o algoritmo do Google e aumente o alcance de suas publicações.

4. Invista em links patrocinados

As empresas pagam para estarem no topo das páginas de buscas, ocupando posições de destaque. É uma estratégia de divulgação que aumenta a consideravelmente a sua visibilidade. Essa é a forma mais rápida e segura de anunciar e atrair clientes na web.

O Google é uma das ferramentas mais importantes para a busca de informações para os usuários. Você pode utilizar, por exemplo, o Google AdWords para fazer promoções ou campanhas para atrair mais tráfego para as suas páginas na rede. Também há o Facebook Ads e outras redes sociais. Escolha o canal que mais se adequa a você.

5. Trabalhe com canais de relacionamento

Os canais de comunicação constroem uma relação de confiança e comprometimento entre empresa e consumidor. É um processo de engajamento que cria e desenvolve relacionamentos cooperativos de benefício mutuo e aumenta a visibilidade da sua empresa.

Disponibilize vários meios para que o cliente entre contato com a empresa, como chats online, redes sociais, e-mail, telefones e aplicativos de mensagem. Crie uma política de atendimento para que os seus funcionários saibam agir em diversas situações e garantir a qualidade no atendimento.

Entenda os benefícios de uma presença online

Quais são as razões para querer ter um bom posicionamento no ambiente virtual?

  • estreitar o relacionamento com o cliente;
  • conhecer melhor seu público-alvo;
  • ganhar visibilidade perante a concorrência;
  • facilitar as vendas;
  • valorizar a marca;
  • aumentar a confiança dos clientes.

A empresa que possui autoridade no ambiente virtual consegue fortalecer sua presença online. E essa autoridade é construída por meio de estratégias coerentes com o perfil da marca e que atendam às necessidades dos consumidores.

Não vai ficar de fora dessa, não é? Agora que você sabe que é importante manter uma presença online sólida, confira também que tipo de conteúdo escrever em um blog corporativo.