Se você está estudando sobre marketing digital ou, até mesmo, iniciando sua estratégia, é provável que já tenha se deparado com esse termo em algum momento. O link building é uma das muitas estratégias de SEO que visa melhorar seu ranqueamento nos motores de busca.

Apesar de ter uma grande importância, muitas empresas ainda o negligenciam, ou pior, o fazem de qualquer jeito. Um bom link building necessita de estudos, análises e pesquisa, pois, caso contrário, em vez de subir no ranqueamento, você será penalizado.

Neste post, falaremos mais sobre o conceito de link building, qual a sua importância para o sucesso de um site e, ainda, daremos algumas dicas de como fazê-lo. Confira!

O que é link building?

De modo geral, o link building nada mais é do que conseguir que outros sites criem links que levem ao seu domínio. Apesar de parecer algo simples, é preciso ter muito cuidado, pois os motores de busca — como o Google — têm diversas regras de como isso deve ser feito.

Ao conseguir um backlink, ou seja, outro site referenciando o seu, é preciso verificar a qualidade de sua origem. Afinal, uma página na internet com uma reputação ruim afeta negativamente seu posicionamento nas pesquisas.

Para ser positivo, o link deverá ser utilizado de maneira natural, evitando âncoras perfeitas (termos idênticos ao endereço linkado), pois o algoritmo de análise entende isso como uma tentativa de confundi-lo ou como uma técnica de blackhat (práticas proibidas).

Além disso, é preciso ter uma relação entre o site que está utilizando o seu link e o seu. Não faz sentido, por exemplo, um portal sobre mecânica de automóveis sendo referenciado por um site de moda e beleza.

Outro ponto a ser observado é a contextualização do link com as palavras que o cercam, pois isso também será avaliado pelo algoritmo na identificação das boas práticas do link building.

Como ele influencia no ranqueamento de seu site?

Ter links apontando para o seu site, principalmente de páginas com boa reputação, aliados a outras técnicas de SEO, elevam seu índice de credibilidade e reputação que, consequentemente, fará você ganhar relevância e subir de posição nas buscas dos usuários.

Quanto mais qualidade e variedade de sites apontarem para o seu domínio, maior será a sua autoridade diante dos buscadores. Isso resulta em um aumento de tráfego orgânico e reforça seu posicionamento de marca que, afinal, é o objetivo principal dessa prática.

Como construir um link building efetivo?

Para conseguir backlinks de qualidade, é preciso pesquisar e listar quais sites têm relação com o seu e que se apresentam como uma oportunidade. Após essa identificação, é preciso avaliar a autoridade de cada um deles. Nesse processo, você poderá contar com o auxílio de algumas ferramentas específicas para esse fim, como o Google Search Console e o Open Site Explorer.

Agora que você já identificou as melhores oportunidades em páginas de qualidade, é preciso definir uma estratégia efetiva. Guest Posts — escrever para outros blogs —, tradução de conteúdos com autorização e utilização de infográficos são apenas algumas maneiras de se conseguir backlinks de qualidade.

Outro ponto a ser observado é a construção de link building interno em seu blog de maneira inteligente. Uma forma de fazer isso é ligando os conteúdos para conduzir o leitor ao próximo estágio do funil de vendas, levando-o do topo para o meio e do meio para o fundo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é um link building, aproveite e aprenda 5 ótimas maneiras de ganhar autoridade e presença online!