Conseguir acertar nas estratégias de marketing é uma tarefa essencial para as empresas diante de um mercado acirrado. Nesse contexto, o guest post e o co-marketing são ações que entregam importantes resultados para omarketing de conteúdo.

Ambas as práticas, quando unidas, impactam os consumidores de uma maneira que, isoladamente, não obteria os mesmos resultados. Entretanto, muitos gestores enfrentam certa resistência para elas, uma vez que há a necessidade de trabalhar com outras empresas.

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Entenda o que é guest post e co-marketing

Como o nome já diz, o co-marketing é a parceria entre duas organizações que compartilham um mesmo público-alvo e se unem estrategicamente para potencializar os resultados das suas estratégias.

No mundo digital, os principais formatos que podemos encontrar são: e-books, infográficos, webinars e guest posts — sendo que este último é uma estratégia para quem deseja enriquecer o entendimento do seu leitor em um assunto que vem sendo tratado ao longo da jornada do cliente.

Esse processo, em vez de ser feito no seu próprio site, será realizado no canal de uma empresa parceira.

Conheça os benefícios

Ao utilizar essa estratégia, você pode ampliar o alcance do seu público, que normalmente não seria atingido em seu próprio blog. Esse é um resultado importante, entretanto, ele não é o único. Confira os principais benefícios:

Alavancar a audiência

Assim como você, diversas outras empresas do mesmo segmento já trabalham com blogs para conquistar um fluxo satisfatório.

Contudo, por melhor que seja o trabalho de marketing, esse é um processo lento. Com o guest post e o co-marketing, escrever em outro site e direcionar para o seu possibilita atingir um público que até então não era alcançado.

Conquistar maior influência no mercado

Já percebeu que ao longo da vida muitas pessoas buscam estar próxima de outras que já são reconhecidas pelo público?

O mesmo acontece no mundo digital. Criar parcerias com portais e blogs que já são conhecidos mostrará autoridade sobre o assunto.

Garantir bons links

Quem trabalha com marketing digital sabe da importância do SEO. Por isso, investir na construção de bons links é uma importante estratégia para o alcance orgânico. Quanto mais links qualificados a sua empresa receber, maiores serão as suas chances de aparecer nos primeiros resultados em mecanismos buscas.

Saiba como conseguir realizar as duas estratégias

Para alcançar os resultados do guest post e o co-marketing não basta propor parcerias sem critério. Durante essa etapa, planejar e encontrar a parceria qualificada são as chaves para o sucesso.

Abaixo temos breves dicas que podem auxiliar esse processo:

  • Escolha um bom parceiro: foque nas referências do site, examine o conteúdo e a audiência. Também vale conferir se ele não é um concorrente direto.
  • Construa um bom relacionamento: procure conversar e se inteirar sobre as estratégias. Com isso, você cria um bom relacionamento antes de tentar publicar em seu canal.
  • Apresente uma boa proposta: planeje e apresente uma ação em que os dois lados sejam beneficiados. Qualquer ideia vale, então invista na criatividade.
  • Tenha algo para mostrar: é impossível conseguir a sonhada parceria se você já não tiver um conteúdo e mensuração de resultados. Assim como você, eles precisam te avaliar.

Quando você realiza as duas estratégias de forma bem planejada, e a união das empresas é saudável para ambos, as chances de garantir bons resultados, como o tráfego qualificado, backlinks de qualidade e autoridade digital tornam-se consideravelmente maiores.

Como você percebeu, estratégias de guest post e co-marketing já são aplicadas no meio digital. Entretanto, por trabalhar com outras empresas, existe certa resistência, mesmo com tantos benefícios.

Aproveite e confira como agências digitais podem te ajudar a aplicar as duas práticas. Boa leitura!