O que é preciso para fazer uma boa gestão de redes sociais?

Sua empresa sabe como fazer uma boa gestão de redes sociais? Algumas criam perfis nas redes sociais, mas, muitas vezes, não elaboram planos adequados para alimentá-las ou até mesmo abandonam e não postam mais conteúdos. Essa atitude só traz resultados negativos para a reputação de sua marca.

As pessoas estão cada vez mais presentes nas redes sociais, por isso você deve estar no mesmo ambiente e garantir uma maior e melhor interação com o seu público e com os potenciais clientes do seu negócio. Mas, para que isso dê certo, você precisa fazer a gestão das redes sociais da maneira correta.

Confira os benefícios e dicas de uma boa gestão de redes sociais!

Benefícios da gestão de redes sociais

O que sua empresa ganha quando planeja adequadamente a gestão de suas redes sociais:

  • criação de campanhas estratégicas;
  • definição correta do público-alvo;
  • técnicas de comunicação mais efetivas;
  • maior interação com o cliente;
  • relatório com informações relevantes.

A gestão se faz por meio de ações contínuas que vão desde a escolha de quais redes sociais sua empresa deve estar presente até a produção dos conteúdos a serem publicados. Cada rede social tem sua particularidade, por isso, apresentaremos dicas básicas que podem ser aplicadas em todas elas.

Dicas para realizar a gestão de redes sociais

Planejamento

O planejamento é fundamental. Nele devem constar quais são os objetivos pretendidos com as ações estratégicas de marketing, quem se pretende alcançar, quais canais utilizar e a programação das postagens em cada rede social utilizada para mantê-las atualizadas.

Cronograma de ações

Crie um calendário para ajudar você a controlar as publicações que devem ser feitas e quando elas serão compartilhadas nas redes socais. Assim, suas redes estarão sempre atualizadas. Mantenha-se sempre presente e faça publicações relevantes.

Produção de conteúdo

Crie conteúdos alinhados à identidade visual da empresa e que conversem com o cliente de forma prazerosa e amigável. E, acima de tudo, o conteúdo deve apresentar soluções para ele. Use imagens, posts, gifts e vídeos para enriquecer seu conteúdo.

Ferramentas online

Use as ferramentas disponíveis nas redes sociais para otimizar as suas tarefas, como identificação dos melhores dias da semana para postagem, qual o horário de maior alcance das publicações e agendamento da publicação dos conteúdos.

Há outras ferramentas que auxiliam na gestão das redes sociais, como o BuzzSumo (apresenta os temas mais comentados atualmente), HowSociable (monitora o nível social da marca), Keyhole (monitora as redes sociais) e Everypost (auxilia na postagem simultânea nas redes sociais).

Relacionamento com clientes

Invista em estratégias para criar e manter um relacionamento saudável com os clientes. Sempre responda aos comentários, acompanhe os conteúdos que seus clientes postam nas redes sociais e interaja com essas publicações.

Monitoramento

Acompanhe a reputação de sua empresa nas redes sociais. Veja o que as pessoas estão dizendo sobre você. Faça isso por meio da análise de comentários, citações, quantidade de curtidas ou compartilhamentos. Com base nos feedbacks, você pode melhorar a experiência para o cliente.

Análise de resultados

Utilize os resultados de monitoramento das ações digitais para avaliar o retorno de cada estratégia aplicada. Elas dizem se a estratégia está valendo a pena ou se a empresa está tendo gastos desnecessários.

Também permite alterar as estratégias conforme as necessidades, bem como analisar quais são os melhores canais de comunicação, ou seja, os que trouxeram resultados mais satisfatórios para a sua empresa.

Conclusão

A tendência é o aumento do uso das redes sociais. Os consumidores não estão presentes apenas em uma rede, mas em várias, como Facebook, LinkedIn, Instagram, Blog e YouTube. Escolha aquela que se encaixa de acordo com os propósitos da empresa e comece a planejar a gestão de redes sociais.

E aí, gostou do assunto? Então continue com a gente e confira algumas dicas de como fazer uma boa gestão de redes sociais.

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