Muitos gestores ficam ansiosos pelos resultados imediatos das estratégias de marketing digital e não aguardam o tempo necessário para que as ações comecem a dar retorno, encarando a prática como uma despesa e não um investimento.

Contudo, as estratégias digitais geralmente têm um retorno sobre o investimento (ROI) a longo prazo — claro, se bem trabalhadas e acompanhadas. Para você entender melhor, listamos aqui os principais benefícios que poderão ser observados mais à frente. Continue a leitura para conferir!

Tráfego orgânico

As visitas do tráfego orgânico são originadas de pesquisas dos usuários em mecanismos de busca como o Google. Não há um custo direto nessa estratégia (ou seja, você não paga os cliques), mas é preciso investir em profissionais e ferramentas para o seu blog ou site para que sua página esteja bem ranqueada.

Para conseguir um aumento significativo do tráfego orgânico, é preciso dispor de ações como a produção de conteúdos relevantes. O problema é que esse trabalho demanda tempo dos realizadores e uma frequência de postagem consistente para que o usuário consuma outros conteúdos e vá avançando no funil de vendas.

Por outro lado, é uma estratégia altamente recompensadora, visto que, segundo estudo da Connected Life, 74% dos consumidores realizam pesquisas online antes de fechar suas compras.

Fidelização de clientes

A fidelização de um cliente envolve a construção de relacionamento e, consequentemente, estratégias de longo prazo. Apesar dos resultados serem um pouco mais demorados, vale muito a pena — a começar pela economia, já que, de acordo com Philip Kotler no livro Administração de Marketing, manter um cliente pode ser de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar novos.

Para isso, é preciso planejar e conhecer muito bem o perfil dos seus clientes, encontrando a melhor forma de atendê-los e agradá-los com ações que propiciem a fidelização.

Autoridade e credibilidade no mercado

Quando você vai comprar um produto, qual é a sua opção? O item de uma empresa que não tem nome no mercado ou daquela que já é conhecida e tem autoridade e credibilidade com o público? Não precisamos analisar muito para acertar sua resposta: mesmo que o produto seja um pouco mais caro na empresa reconhecida, é provável que você dê preferência a ela, certo?

No entanto, para conquistar a autoridade e credibilidade necessárias para encorajar essa atitude do consumidor, é preciso mostrar que você é um especialista no ramo que atua — e esse trabalho, obviamente, leva tempo! É preciso utilizar os canais de maneira correta, dispondo de conteúdos úteis e valiosos para ganhar a confiança dos consumidores e ser respeitado por todos os envolvidos no seu nicho (o que também inclui os concorrentes).

Redes sociais

Não é só em mecanismos de busca que os resultados orgânicos podem ser vistos. Após algum tempo de trabalho, com a produção de conteúdos relevantes para o blog, criando engajamento e aumentando o número de seguidores, as redes sociais também são excelentes ferramentas para potenciais clientes encontrarem a sua empresa.

Com o tempo, é possível também obter um melhor feedback dos usuários (por meio da mensuração de resultados) de forma mais clara, o que ajuda a desenvolver estratégias cada vez mais assertivas.

Por fim, vale destacar que para todas as estratégias de marketing digital citadas até aqui, é muito importante contar com o apoio profissional para planejar, otimizar os recursos e usar as melhores ferramentas de acordo com as necessidades e metas do negócio. Além disso, as agências especializadas têm uma visão mais precisa do tempo do retorno dos resultados, mostrando detalhadamente as etapas de todo o processo.

Precisa de ajuda? Então entre em contato com a gente para mostrarmos o que podemos fazer pela sua empresa!