A criação de uma estratégia de blog é fundamental e de extrema importância para todo e qualquer tipo de empresa que deseja atrair, engajar e conquistar novos clientes por meio da internet.

O problema, no entanto, é que boa parte dos gestores e/ou empreendedores procuram resultados imediatos, motivo pelo qual a maioria das organizações não consegue alcançar as vantagens de que gostaria: é preciso dar tempo ao tempo.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar os 5 pontos essenciais para que a sua estratégia de blog dê certo no médio e longo prazos. Confira!

1. Ter um layout bem desenvolvido

O primeiro passo para ter sucesso com a sua estratégia de blog é caprichando no layout do seu site. Tenha em mente que a falta de cuidado com a aparência visual das suas páginas não contribuirá para a atração dos visitantes.

Nesse sentido, vale ressaltar que, além da questão estética, o layout (também chamado de template) precisa ser 100% funcional, pois é a soma desses fatores que promoverá uma excelente experiência aos leitores.

2. Produzir conteúdos atrativos

Uma vez garantida a qualidade do layout, o próximo passo é começar a produzir conteúdos atrativos. Sem isso, sua estratégia de blog dificilmente dará certo. A recomendação é simples: estude o seu público-alvo procurando identificar quais são as suas dores e o que eles estão buscando.

Você também pode ler o artigo 8 dicas para criar conteúdos interessantes para o seu blog e entender melhor como funciona o processo da escolha dos temas que serão abordados e como encantar seu público!

A partir de então, você saberá quais são os assuntos a oferecer. Outra observação importante corresponde aos tipos e formatos de conteúdo. E-books, infográficos, webinars e planilhas servem apenas para ilustrar.

O interessante é ter ao seu lado uma equipe especializada em inbound marketing, a exemplo das agências digitais.

3. Criar um calendário de produção consistente

Uma estratégia de blog que dá certo é aquela que tem um calendário de produção consistente. Entenda que publicar um artigo hoje e o próximo só daqui a dois meses raramente trará bons resultados.

Isso não significa que se deve postar novos conteúdos todos os dias. Estabeleça um cronograma que mantenha, pelo menos, uma publicação a cada duas semanas. No entanto, deve-se observar que os blogs de maior visibilidade postam, no mínimo, um novo artigo por dia.

4. Promover e divulgar o blog

Promova e divulgue o seu blog, tanto no Google quanto nas redes sociais. Facebook, Instagram, YouTube e Twitter são as principais. O que definirá os canais a utilizar são as características das sua marca, produtos e/ou serviços.

Em casos de dúvida, observe em que canais os concorrentes estão e de que formas eles trabalham em cada um deles.

5. Respeitar as boas práticas de SEO

Para que as pessoas encontrem o seu blog de maneira orgânica, ou seja, sem que você tenha que investir em anúncios, é preciso criá-lo respeitando as boas práticas de SEO. Isso também vale para a produção dos conteúdos.

Em resumo, SEO (Search Engine Optimization) é uma prática que visa otimizar o posicionamento de um site nos motores de busca, a exemplo do Google.

Enfim, esse são os 5 pontos essenciais para que a sua estratégia de blog dê certo. Ainda existem outros, entretanto, os cuidados que aqui foram ditos são os principais, já que servem como base para os demais.

O que achou deste artigo? Gostou? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!