A produção de conteúdo digital já é parte das estratégias de marketing da maioria das empresas. E não é para menos, afinal, segundo dados da Global Web Index, os brasileiros passam, em média, 3,9 horas por dia online.

Por conta desse período online, eles ficam expostos a uma grande quantidade de conteúdo e, para se destacar, é preciso produzir materiais de qualidade e perfeitamente alinhados ao perfil da persona de sua empresa.

No post de hoje, falaremos um pouco sobre os perfis de consumo de conteúdo, apontaremos quais os formatos mais utilizados e, ainda, indicaremos como tornar sua estratégia mais atrativa. Confira!

Quais os perfis de consumo de conteúdo digital?

Podemos segmentar os perfis de consumo de conteúdo digital em três categorias básicas. Veja, abaixo, quais são elas:

Informativo

Como o próprio nome indica, tem por objetivo informar a audiência acerca de um determinado assunto. O perfil de público que costuma consumir esse tipo de conteúdo é mais antenado e busca manter-se atualizado com os fatos do dia.

Educacional

Estudar pela internet já faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros. Esse perfil busca por informações mais completas e aprofundadas, muitas vezes, com o objetivo de especialização ou atualização acadêmica ou profissional.

Esse modelo também pode ser utilizado para educar a audiência sobre os produtos ou serviços de sua empresa durante a jornada de compra (fluxo de nutrição).

Resolução de problemas

O consumo dessa forma de conteúdo se dá quando a audiência tem um problema específico e busca por uma solução rápida e efetiva. Nessa categoria, podemos enquadrar os tutoriais, listas e passo a passos.

Quais os principais formatos de conteúdo?

Se você busca por efetividade em sua estratégia de marketing digital, é preciso diversificar materiais utilizados em suas campanhas, levando em consideração os objetivos do plano e respeitando a jornada de compra do cliente.

Blog post

Um dos tipos de conteúdo mais utilizados é o blog post, e não poderia ser diferente. Por meio dele é possível trabalhar diversos assuntos e produzir materiais para cada etapa da jornada de compra, ou seja, do topo até o fundo do funil.

Infográficos

Os infográficos são uma excelente maneira de demonstrar para a audiência uma série de informações relevantes de forma leve e atrativa. Eles podem ser utilizados, por exemplo, para divulgar resultados de uma pesquisa ou, ainda, trazer os fatos mais importantes de um tema.

Vídeos

Esse formato tem grandes índices de engajamento e é de fácil consumo. Afinal, é possível apresentar as mais variadas temáticas de maneira mais simples e lúdica, sendo muito empregado em conteúdos educacionais.

Como tornar a estratégia mais atrativa?

O segredo para tornar a sua estratégia mais atrativa é apostar na diversificação de conteúdo, porém, só isso não é suficiente. É preciso ter um amplo conhecimento sobre a persona e entender os objetivos do plano com clareza.

Caso contrário, você investirá tempo e dinheiro em algo que dificilmente trará retorno. Por essa razão, é aconselhável contar com o apoio de uma agência ou profissional capacitado para a definição de sua estratégia.

Trabalhar com conteúdo digital não é algo impossível de se fazer, contudo, é preciso investir seu tempo para estudar e pesquisar as personas de sua empresa, compreender suas necessidades e dores para, então, traçar as melhores estratégias.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o assunto, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a adquirirem conhecimento!