Iniciado em 1995, com o ClassMates, o cenário sócio-digital sempre se fez presente na história da internet. Com sua consolidação ocorrendo a partir de 2010, hoje a social media é uma excelente área de divulgação e ideal para criar um novo fluxo de leitores para o seu blog.

Mas, antes de começar a divulgar seu blog nas redes sociais, é preciso conhecer algumas informações sobre cada uma. Assim, o trabalho realizado não será desperdiçado e você poderá aproveitar os diferenciais delas para realizar uma boa campanha de divulgação nas redes sociais.

Antes de divulgar seu blog nas redes sociais

Com o perfil de seu blog criado nas principais redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram – você tem que aproveitar a seção Sobre o Perfil disponibilizadas por elas. Ali, geralmente, é possível escrever uma pequena descrição sobre os assuntos tratados em seu blog e é permitido incluir um URL direto para ele.

Além disso, é necessário que você crie um cronograma de publicação para cada rede social. Você terá maior controle das publicações, menos trabalho e, com o tempo, compreenderá o comportamento de seus fãs ou seguidores, o que é importante para aumentar os resultados de suas publicações.

Dicas de como divulgar seu blog nas redes sociais

Como citado, cada rede possui características quando o assunto são suas publicações. Para auxiliar a definição do seu cronograma, fizemos um resumo sobre boas práticas em cada uma delas, além de apontar os melhores horários para postar e a periodicidade a ser seguida. Confira abaixo:

Como divulgar no Facebook

Ter uma fan page do seu blog é praticamente uma obrigação, afinal, a rede social criada por Zuckerberg é a maior do mundo nos dias de hoje.

Outro diferencial do Facebook é o nível criativo que ele permite ao realizar suas postagens, sendo possível publicar fotos, vídeos, ofertas de produtos, criar eventos e até realizar streamings ao vivo.

Como dicas para divulgar melhor o seu blog, recomendo:

  • use imagens em suas publicações. Estudos mostram que esse tipo de conteúdo é mais atrativo na rede social;
  • escreva descrições com até 480 caracteres, para que o conteúdo não seja encurtado automaticamente;
  • escreva de forma pessoal e convide os leitores para alguma ação (compartilhar, comentar, etc.);
  • sempre coloque o link de seu post, para aumentar o alcance orgânico de sua publicação;
  • procure grupos de discussão sobre os assuntos tratados por seu blog e publique seus artigos nos mesmos, sempre respeitando as políticas de interação deles.

Por final, a melhor frequência para publicar no Facebook é de uma vez por dia. Tente realizá-la entre 13 e 16 horas, durante a semana, e pela manhã, aos finais de semana. Mas, essa informação poderá variar de acordo com o desempenho apresentado pelas Informações de sua fanpage.

Como divulgar no Twitter

O Twitter ficou conhecido por permitir apenas 140 caracteres em seus post e por introduzir o uso de hashtags (#) no ambiente digital. Mesmo com o limite de caracteres sendo ampliado em suas últimas atualizações, a rede social ainda é sinônimo de publicações de mensagens curtas.

Assim como o Facebook, ao longo dos anos o Twitter também ampliou o leque de opções de publicações. Além de mais caracteres, a rede do passarinho permite postar imagens, gifs e até realizar enquetes, ideais para conhecer melhor os seus seguidores. Como dicas para divulgar o seu blog no Twitter, temos:

  • tente escrever tweets com menos de 140 caracteres, limitando o restante do espaço para hashtags, citações e uso de links;
  • publique com até 4 hashtags. Isso os torna mais pesquisáveis e fáceis de encontrar na rede social;
  • quando possível, utilize as marcações de perfis (@). Elas aumentam o crédito de seu post e podem ampliar o alcance do mesmo.

Os melhores horários para publicar são das 8h às 13h e no final da tarde, das 16h às 19h. Lembrando que cada tweet tem uma vida útil de aproximadamente 18 minutos. Por isso, não hesite em publicar várias vezes o mesmo conteúdo ao longo da semana.

Como divulgar no LinkedIn

Criado em 2003 para facilitar a conexão profissional, atualmente o LinkedIn é uma das maiores redes sociais. Seu diferencial é o grande número de grupos de interesses criados, onde é possível divulgar suas publicações com facilidade e amplo grau de conversão.

Como dicas para tornar seus posts mais atrativos, temos:

  • escreva o seu post com até 150 caracteres. Além desse número, os leitores terão que clicar em Ver Mais para conferir a publicação inteira;
  • utilize imagens e sempre coloque o link em sua publicação. Eles auxiliam no desempenho da postagem;
  • altere o horário e o texto do post quando você publicar em grupos diferentes. Lembre-se que há a possibilidade de usuários fazerem parte dos mesmos grupos;

No LinkedIn, os melhores horários para postar são das 8h às 10h e das 16h às 18h e o ideal é realizar apenas uma publicação semanal.

Como divulgar no Instagram

O Instagram é a rede social com maior apelo visual de todas. Nele, é permitido a publicação apenas de imagens (1080 x 1080 pixels no tamanho mais comum) e de vídeos curtos, na timeline ou em suas histórias (visíveis apenas por um dia).

Mesmo com esses diferenciais que estreitam um pouco os tipos de posts realizados, a rede social pode ser uma grande aliada à sua campanha de divulgação, devido ao seu grande número de usuários e ações de interação permitidas. Como dicas para publicar no Instagram, destaco:

  • tente comunicar o seu usuário com até 155 caracteres. Após isso, ele precisará clicar em Mais para visualizar todo o conteúdo;
  • use e abuse de hashtags. Assim, o seu conteúdo aparecerá nas pesquisas dos usuários com mais facilidade;
  • comunique o seu usuário a visitar o seu blog através do seu perfil ou através de uma URL encurtada, já que o Instagram não permite a publicação de links clicáveis em seus posts.

Lembre-se também de variar as imagens publicadas, então tente utilizar todas as presentes em seu post do blog. Para conquistar um maior alcance e interação, tente publicar ao meio dia ou no começo da noite, entre 18h e 21 horas.

Como divulgar no Pinterest

Assim como o Instagram, o visual é o principal atrativo do Pinterest. Nele, é possível criar álbuns de imagens dos mais diversos temas e que servem de atração para outros usuários. Além disso, é possível adicionar imagens de qualquer tamanho, sendo que elas podem ser pegas automaticamente do post em seu blog.

Para realizar postagens mais atrativas aos seus usuários, lembre-se sempre de:

  • faça descrições entre 150 e 300 caracteres, sempre utilizando hashtags para facilitar a aparição em pesquisas realizadas na rede social;
  • colocar o link de seu blog em seus posts. Assim, é possível aumentar o número de cliques para ele;
  • e utilizar call-to-action (chamadas à ação) em seus posts, convidando os usuários a visitar o seu blog.

Para uma campanha positiva no Pinterest, primeiro publique a imagem principal do seu post e, na semana seguinte, crie um álbum com as imagens do mesmo. Os horários de melhor tráfego na rede social são do meio dia às 14h e entre 19 e 22 horas.

Campanhas Pagas para ampliar o alcance de seu blog nas redes sociais

Todas essas dicas irão ajudar os seus posts a conquistarem bons resultados orgânicos, mas infelizmente, não serão o suficiente devido a uma prática recente nas principais redes sociais. Cada vez mais, o alcance orgânico vem sendo reduzido e alcance com investimento pago priorizado.

Com isso, para melhor resultados será necessário que você invista nas promoções de divulgação de posts das redes sociais, principalmente no Facebook. O investimento pode ser baixo no início, sendo ampliado apenas com a confirmação de bons resultados.

E aí, gostou dessas dicas de como divulgar seu blog nas redes sociais? Compartilhe em seu ciclo profissional e, caso tenha alguma pergunta, comente abaixo. E para aumentar o seu conhecimento, confira abaixo alguns conteúdos que podem ser do seu interesse. Até a próxima!