Um blog para sua empresa é uma excelente maneira de se aproximar dos clientes, oferecer conteúdo de valor e gerar mais engajamento. Porém, um blog recém-criado, tem um pequeno problema: ele precisa ser conhecido. São milhares de blogs criados todos os dias. Como promover o seu? Este é um ponto fundamental, já que um blog que não tem visitas, não traz resultados e nem tem uma função clara. Por isso, em um blog recém-criado, é fundamental buscar promove-lo para que ele comece a se tornar conhecido.

Para isso, existem muitas formas. Elas vão, de maneira direta ou indireta, trazer mais visitas e começar com o processo de construção e autoridade para sua marca. As formas de promover um blog, trazendo tráfego para ele, podem depender das particularidades de sua empresa ou então, de como é seu processo de marketing digital.

 

A importância de promover um blog recém-criado

O blog precisa de acessos, de tráfego. Para isso, temos diferentes fontes. As duas mais faladas, são o SEO e o tráfego pago, através de links patrocinados. Porém, estas não são as únicas formas de atrair tráfego e promover um blog recém-criado.
O mais importante ao promover um blog reconhecer a importância de diferentes canais. Não foque em apenas um. Este é, na verdade, um erro de grande parte das empresas: focar em apenas um canal de tráfego.

Se isso já é um erro para quem tem um blog conhecido, imagine para quem tem um recém-criado. Por isso, é preciso buscar mais canais de tráfego, para que você tenha melhores resultados!

 

Formas de divulgar um blog recém-criado

O processo é muito simples: devemos buscar que o máximo de pessoas tenham acesso ao link de endereço do blog. Para isso, podemos buscar diferente soluções. Veja algumas formas que selecionamos para que você divulgue seu blog recém-criado!

 

1) Coloque o link de seu blog na assinatura de e-mail de sua empresa

Quantos e-mails sua empresa envia todos os dias, para clientes, fornecedores e parceiros? Muitos, não é? Então, que tal usar isso para ajudar a divulgar o blog recém-criado? O processo é muito simples. Basta colocar na sua assinatura de e-mail, um link para o novo blog.

Como é algo que será feito de maneira automatizada, tendo em vista que basta você inserir na sua assinatura de e-mail e todas as pessoas que você envia, irão receber, é algo fácil e que ajuda na divulgação.

Além disso, você acaba enviando e-mails para pessoas próximas a sua empresa e clientes em potencial. Estas pessoas já têm algum nível de proximidade e engajamento com sua marca e podem ser estas que vão ajudar a dar início ao efeito social que você busca.

Tudo isso, com um simples ato de colocar o link de seu novo blog na sua assinatura de e-mail. Se nesta assinatura houver um CTA (algo do tipo, confira nosso novo blog), as chances de ela trazer mais visitas, é ainda maior.

 

2) Material impresso

O marketing digital é fantástico, mas para alguns negócios, o marketing off line ainda é muito efetivo. Neste caso, há muita produção de material impresso, como banners, folders e outdoors. Neste caso, é muito importante usar este tipo de publicação, para também promover seu novo blog.

Ele pode ser inserido no contexto do material impresso, ou até mesmo, você pode criar um material específico. Um outdoor, por exemplo, em uma avenida movimentada, mostrando seu novo blog e o endereço dele, pode ser uma ótima estratégia.

Ou então, usar um flyer sobre o tema, contendo o endereço do novo blog. Se usado com inteligência, este é um dos métodos de começar o processo de construção de autoridade de seu novo blog.

 

3) Enviar um press-release para a imprensa

Esta é uma forma de divulgar, mas que no geral só está de fato disponível, para empresas que tenham uma assessoria de imprensa. Porém, nada impede que você selecione o e-mail de alguns jornalistas de sua região e envie um press-release também.

A grande vantagem do press-release, seja ele para meios digitais ou impressos, é que ele trará mais pessoas, de uma forma que não trará necessariamente, mais custos para sua empresa. Se ele for feito da forma adequada e enviado para bons profissionais, você terá maior chance de ter um bom tráfego oriundo do mesmo.

 

4) Busque por grupos no Facebook

Imagine que você tem um negócio local. Encontrar em sua cidade, um grupo com uma boa quantidade de participantes e que tenha um bom nível de interação. Faça uma publicação explicando o que é o blog e qual a sua função e publique. Mas isso não se restringe a apenas um grupo. Você pode usar vários.

Dependendo de que tipo de negócio você possui, é provável até que haja grupos mais específicos, o que melhora em muito a qualidade do tráfego que você recebe.
Só tome cuidado para não ser invasivo e “chato”. Publique com parcimônia, para que não tenha um efeito negativo na divulgação.

 

5) Use as redes sociais

Não tem jeito, uma das melhores formas de divulgar um blog recém-criado, sempre serão as redes sociais. Apesar de algumas delas, como o Facebook, não terem mais tanto alcance como já tiveram, este ainda é um ótimo meio de divulgação.

Você pode usar a página de sua empresa para divulgar a novidade, bem como publicar os posts do blog ali. Além disso, você pode publicar em seu perfil pessoal e pedir para seus colaboradores fazerem o mesmo. Isso terá um impacto enorme na divulgação do blog recém-criado!

 

6) Envie um e-mail para sua lista, contando a novidade

Você tem uma lista de e-mails de seus clientes e pessoas ligadas a empresa? Ou então, uma lista de leads? Esta é uma ótima forma de promover seu blog recém-criado. Crie um e-mail falando da novidade e envie para sua lista. Fale do conteúdo que haverá em seu blog e peça para as pessoas o visitarem.

Tudo isso é muito importante para que você tenha mais visitas em seu blog recém-criado. Porém, outro ponto importante é a manutenção da constância do conteúdo. Não adianta criar um blog e deixa-lo lá, as moscas. Crie conteúdo com frequência, compartilhe com as pessoas e com toda a certeza, seu blog trará excelentes resultados!