Fazer uma ótima divisão do seu orçamento de marketing digital é um grande desafio, principalmente quando você não conhece um método eficiente para descobrir quanto investir e quais ferramentas usar.

Justamente por isso que é tão importante começar focando na performance das suas campanhas para então trabalhar com a marca em si. Isso será explicado nos próximos parágrafos, assim como o método para planejar bem o que fazer com o seu orçamento e maneiras de defini-lo.

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Conheça suas metas, objetivos e possibilidades

Metas, objetivos e quanto a sua empresa tem disponível para investir. Esses são os grandes pilares de um bom planejamento de marketing. Para definir o valor a ser gasto, veja qual é a disponibilidade de verba de acordo com o faturamento bruto do negócio. O mais indicado é que o investimento seja em torno de 3% a 6% do faturamento.

Caso a empresa esteja começando e não tenha um faturamento definido, você vai precisar saber quanto dinheiro o dono estará disposto a investir nessa fase inicial. Ao colocar os valores na ponta do lápis, trace os seus principais objetivos, que podem envolver, inclusive, a quantidade de vendas.

Distribua a verba de acordo com as suas prioridades

Quando você souber quanto é possível investir e quais são os principais objetivos da empresa, faça uma pesquisa para entender quais dos canais disponíveis podem trazer o melhor resultado, conforme o seu nicho de mercado. Algumas ferramentas serão mais indicadas de acordo com as suas metas, mas você só vai descobrir isso pesquisando e testando.

Se o negócio está começando agora, é importante recuperar o dinheiro investido o mais rápido possível. Por isso, uma campanha de performance é a mais indicada, afinal, ela tem como principal objetivo a venda do produto ou serviço. Assim, procure ferramentas que funcionem melhor para esse tipo de campanha.

Lembre-se de que o orçamento de marketing digital está dentro do orçamento de marketing como um todo, então formas de comunicação offline também precisam ser levadas em consideração, como a impressão de cartões e folhetos.

Analise os resultados e reorganize o seu orçamento de marketing digital

Ao dividir a sua verba entre algumas ferramentas disponíveis, você poderá mensurar resultados após um período e descobrir quais formatos trouxeram melhores efeitos. Com esses dados em mãos, redistribua a verba e priorize os canais que mais trouxeram vendas, se esse for o seu principal objetivo.

Se a sua empresa já teve experiências com algumas ferramentas online, analise as métricas para descobrir qual se saiu melhor, e o porquê. É muito importante fazer testes para descobrir se a ferramenta está sendo usada da melhor forma possível.

  • Por exemplo: se você vende um par de tênis para adolescentes e seus anúncios do Facebook estiverem segmentados para todas as idades, com certeza perderá dinheiro mostrando o anúncio para quem não é o seu público-alvo — como pessoas com idade acima de 18 anos, que já passaram da adolescência.

Se você quer resultados rápidos, pode ser o caso de contratar uma agência. Assim contará com profissionais experientes para planejar o seu orçamento de marketing digital, fazer todo o seu material e colocar as ações em prática da melhor forma.

Para saber em detalhes como uma agência pode ajudar você com isso, fale com um dos nossos consultores.