Possivelmente, existem páginas, jornais e outros veículos de comunicação pelos quais você tem preferência na hora de se informar, por se identificar com a respectiva linguagem. Isso acontece porque cada canal faz uso de uma linha editorial específica.

O objetivo dessa estratégia é padronizar a construção da informação, de modo a atrair sempre o mesmo público-alvo, e essa técnica pode ser usada no caso dos blogs corporativos para conquistar nichos específicos.

Nesse contexto, você pode utilizar a linha editorial para tornar sua marca referência em um assunto relativo ao segmento de atuação da empresa. É sobre isso que vamos falar no post de hoje!

O que é a linha editorial

A linha editorial é uma estratégia utilizada em blogs, jornais impressos, sites informativos e qualquer outro veículo de comunicação que indica valores, paradigmas e outras questões que influenciam diretamente na construção da mensagem a ser passada nesses canais e, assim, atrair um público fiel e converter mais.

É ela quem define qual tipo de conteúdo vai ao ar e os que não podem, de forma alguma, fazer parte das suas publicações.

Exemplificando, no caso dos blogs corporativos, se a empresa trabalha com produtos saudáveis não pode fazer uma postagem que leve o leitor a entender que “fast food não faz tão mal assim”. O esperado é que o usuário encontre informações sobre alimentação natural.

Importância da linha editorial na criação de uma identidade

A proposta da linha editorial é direcionar a comunicação da empresa. Quando essa questão está organizada, é possível perceber um aumento na conversão do conteúdo em vendas e fidelização de clientes.

O leitor percebe quando a empresa está bem alinhada em sua comunicação, pois todos os veículos devem seguir um padrão, ainda que divulguem mensagens diferentes.

Blogs e campanhas de redes sociais permitem segmentar o público, ao direcionar o conteúdo apenas para os perfis de interesse. Sendo assim, um blog bem construído tem mais força em SEO e autoridade no segmento proposto.

Vale lembrar que a comunicação online é extremamente relevante e deve ser considerada dentro das estratégias de marketing digital. A gestão eficiente de redes sociais e blogs dá suporte ao marketing e departamento de vendas, previne crises de imagem e aproxima a marca dos seus consumidores.

Dicas úteis para definir a linha editorial do seu blog

Se sua empresa ainda não definiu a linha editorial, confira 3 dicas que vão ajudar nesse processo:

1. Conheça o público-alvo

Conhecer e entender o público é requisito básico para qualquer estratégia de marketing e vendas. É impossível estabelecer uma comunicação certeira sem saber as demandas dos consumidores atuais e futuros clientes.

Analise os assuntos que sua marca pode abordar com autoridade e busque por uma agência especializada que consiga traçar o perfil da persona. A partir dessas duas informações, a linha editorial começa a tomar forma.

2. Faça testes

Mesmo que você tenha a persona bem definida, é necessário realizar alguns testes no início. Utilize uma linguagem e imagens diferenciadas em alguns posts, aposte em chamadas atrativas nas redes sociais e verifique as métricas de avaliação.

O conteúdo que gerar uma taxa de conversão maior é o que chamará mais atenção do seu público. Fique de olho e faça as alterações necessárias na fase de planejamento. Depois de estabelecida a linha editorial, você pode retornar aos posts antigos e adaptá-los ao padrão.

3. Entender como funciona o funil de vendas

O funil de vendas trata-se, basicamente, do tom que o conteúdo deve ter em cada etapa: atrair o cliente, apresentar a empresa e convencê-lo a fechar negócio.

Cada nível exige que a postagem seja construída de forma diferente, e aqui deve haver cautela para respeitar as etapas e, ao mesmo tempo, a linha editorial.

Seguir a linha editorial não é complicado, mas o padrão deve ser estabelecido com cautela, já que tem o poder de fazer seu negócio vender mais ao transformar a marca em autoridade no assunto.

Que tal continuar se informando sobre as técnicas que podem ser utilizadas nas suas postagens para aumentar o tráfego e autoridade do seu blog? Leia nosso artigo sobre guest posts e como eles podem melhorar os resultados do seu blog!