Se você quer entender quais resultados uma estratégia de marketing de conteúdo bem construída pode trazer, é porque está cogitando implementá-la na sua empresa e, talvez, até contratar uma agência de conteúdo. Nesse caso, você está no lugar certo!

Existem muitos benefícios que a produção de conteúdo pode proporcionar. Para saber quais são eles e quais métodos estão dentro dessa estratégia, continue a leitura deste post.

Quais são as funções desenvolvidas por uma agência de conteúdo?

Fazer com que uma estratégia de marketing de conteúdo funcione corretamente não é tarefa fácil. É preciso dar muita atenção a alguns pontos específicos e utilizar algumas ferramentas para automatizar alguns processos.

Inbound Marketing

Conhecido também como marketing de atração, essa estratégia busca atrair o público, a partir do seu próprio interesse, ou seja, apenas quando ele dá o primeiro passo. O foco, aqui, é trazer pessoas para o seu site institucional, blog ou e-commerce.

Dentro dessa técnica encontra-se, principalmente, o marketing de conteúdo, as otimizações dos sites para mecanismos de busca (SEO) e a nutrição de leads.

Produção de Conteúdo

Produzir conteúdo relevante é o grande foco que boas agências de conteúdo devem dar à estratégia de Inbound Marketing. Afinal, todo o tráfego de um site é fruto de um bom conteúdo, aquele que agrega valor e resolve problemas. Aliás, eles podem assumir diversos formatos, como vídeos, infográficos, post blogs, podcasts, e-books e outros.

Ferramentas de Automação

Utilizar ferramentas de automação é importantíssimo para fazer a nutrição de leads, ou seja, enviar materiais com conteúdo relevante para quem demonstrar interesse na sua empresa e no que você tem a dizer e informar.

Geralmente, são ferramentas para disparo de e-mail marketing, mas que podem ser programadas para enviar e-mails automaticamente.

Por exemplo, se um potencial cliente baixar um e-book sobre como combinar determinadas peças de roupa para ir a uma festa, o ideal é que a ferramenta esteja programada para enviar e-mails com sugestões de materiais que tratem de assuntos relacionados ao tema do material baixado, como posts sobre quais peças de roupa são adequadas para diferentes tipos de festa.

Quais benefícios o marketing de conteúdo traz para uma marca?

Você pode questionar: o que esperar em termos de resultado, a partir dos serviços oferecidos por agências de conteúdo? Veja alguns deles:

Marca posicionada como autoridade

A partir do conteúdo de qualidade que a empresa fornecerá aos seus clientes, ela se posicionará como uma autoridade no seu segmento, revelando que tem domínio sobre os assuntos que envolvem o seu negócio e nicho de mercado.

Assim, a empresa mostra que sabe fazer aquilo que se propõe e que pode solucionar as dúvidas dos seus clientes.

Aumento de tráfego no site

Com a criação de conteúdo e a otimização das páginas para buscadores, a agência de conteúdo faz seus clientes alcançarem as melhores posições na primeira página do Google.

Dessa forma, as empresas, além de se tornarem uma referência, também conquistam o aumento de sua audiência, do seu reconhecimento e das oportunidades de vendas.

Conquista de leads qualificados

Com conteúdo relevante, a empresa passa a educar melhor os seus potenciais clientes, para que ele solucione as suas dúvidas e passe mais rapidamente pelo funil de vendas. Com isso, ele fica mais preparado para efetuar uma compra.

Ou seja, as marcas podem guiar pessoas que demonstraram interesse por elas pela jornada de compra, até que os usuários do site tornem-se clientes.

Menor custo por aquisição de clientes

Quando a agência de conteúdo faz um bom trabalho e continua otimizando o conteúdo que já foi produzido, todas essas informações contidas na página da marca tornam-se anúncios permanentes, pois ficam indexados nos resultados de busca do Google.

Assim, o “custo por anúncio” diminui, enquanto aumentam as chances do site da empresa ser encontrado. No fim, quanto mais conteúdo é produzido, mais barato fica para conquistar um cliente.

Agora você já sabe o que uma agência de conteúdo faz e como ela pode trazer resultados significativos para a sua empresa, sempre com foco em encontrar meios para impulsionar as vendas.

E aí, este post foi útil? Então, para saber mais detalhes sobre o que a sua marca pode conseguir com essa estratégia, entre em contato conosco.